Saúde orienta sobre recebimento de alimentos após paralisação

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Saúde orienta sobre recebimento de alimentos após paralisação

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde (CGVS), emitiu nessa terça-feira, 29, nota informativa à Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), alertando em relação às as condições para recebimento de alimentos perecíveis pós-paralisação dos caminhoneiros. 
O documento, emitido pela Equipe de Vigilância de Alimentos (EVA) da CGVS, destaca que a responsabilidade pelas condições de segurança dos alimentos perecíveis transportados neste período é do receptor da carga, que deverá verificar as condições dos alimentos ao chegar no destino. Três aspectos, em especial, deverão ser observados pelos responsáveis pelo recebimento das cargas:
– temperaturas adequadas (resfriados podem ser recebidos em temperatura de no máximo 7°C ou conforme rotulagem, congelados a temperatura de -18°C ou mais frio, ou conforme instruções da rotulagem, observando também se os alimentos congelados não apresentam nenhum sinal de descongelamento
– integridade das embalagens, se não há sinal de descongelamento dos alimentos congelados, danificando embalagens secundárias
– prazos de validade dos produtos
Caso alguma irregularidade em qualquer dos itens seja observada, a carga não deverá ser recebida. A medida visa garantir a comercialização de produtos seguros à população. Em caso de dúvida, o consumidor deve registrar sua solicitação por meio do telefone 156 da prefeitura. 
O Gabinete de Crise da prefeitura está mobilizado para a definição de estratégias de enfrentamento dos problemas ocasionados pelo racionamento dos combustíveis. Em função dos desdobramentos, novas alternativas poderão ser anunciadas.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress