Em reunião realizada no domingo (31) no Centro Integrado de Comando, com representantes de todos os hospitais de Porto Alegre, o secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis e o secretário da Saúde de Porto Alegre em exercício, Jorge Cuty, fizeram um diagnóstico dos serviços de saúde afetados pelo temporal de sexta-feira.
Com a energia elétrica já restabelecida, a expectativa é que o atendimento esteja normalizado até quarta-feira (03). Neste momento, estão fechadas as emergências do Instituto de Cardiologia, do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e do Hospital Mãe de Deus. Também foram canceladas algumas cirurgias eletivas no Cardiologia e Mãe de Deus.
A recomendação da Secretaria Estadual da Saúde (SES) é que a população, especialmente do interior do estado, evite procurar os hospitais da capital se não houver urgência. O atendimento deve ser buscado junto às Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Pronto Atendimento (UPA).
Antes dessa reunião, Gabbardo participou de encontro com o governador José Ivo Sartori e o prefeito em exercício de Porto Alegre, Sebastião Mello, que avaliou a situação das instituições de saúde, especialmente em relação ao abastecimento de água e fornecimento de energia elétrica. Os hospitais foram considerados prioridades pela CEEE e Prefeitura Municipal para o restabelecimento dos serviços de água e luz.