Secretaria da Saúde do RS e Instituto do Câncer Infantil lançam plataforma de teleconsultoria e telemedicina

Notícias

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Secretaria da Saúde do RS e Instituto do Câncer Infantil lançam plataforma de teleconsultoria e telemedicina

A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) participou na manhã desta quinta-feira (02/06) do lançamento da plataforma Tele Oncoped, idealizada pela Secretaria da Saúde do RS em parceria com o Instituto do Câncer Infantil (ICI), que tem o objetivo de auxiliar profissionais da saúde a diagnosticar casos de câncer. O presidente da AMRIGS, Dr. Gerson Junqueira Jr. representou a entidade no evento que também contou com a presença do governador, Ranolfo Vieira Júnior; da secretária da Saúde do RS, Arita Bergmann; e do superintendente e um dos fundadores do ICI, Dr. Algemir Lunardi Brunetto.

 

O serviço acontecerá por meio de um telefone 0800 (ligação gratuita) e de um portal. O convênio foi firmado em novembro de 2021 e, além do serviço de telemedicina lançado nesta quinta, prevê a capacitação de profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) para diagnóstico e encaminhamento ao instituto de crianças com suspeita de câncer.

A partir do canal disponibilizado, profissionais de atenção básica e unidades oncológicas de todo o Estado poderão telefonar para a equipe técnica qualificada do projeto, a fim de confirmar decisões e diagnósticos e garantir as melhores opções às crianças e adolescentes com suspeita de câncer. Poderão, assim, encaminhá-los o mais brevemente possível aos centros especializados.

 

O câncer infantojuvenil é a primeira causa de morte por doença na faixa etária de 0 a 19 anos no Brasil. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de 80% das crianças e adolescentes acometidos de câncer podem ser curados se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados.

Fonte: ASCOM AMRIGS com informações ASCOM SES/RS
Fotos: Ana Carolina Lopes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress