Secretaria da Saúde e gestores da Região Metropolitana se reúnem para avaliar situação da meningite

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Secretaria da Saúde e gestores da Região Metropolitana se reúnem para avaliar situação da meningite

Com o objetivo de fazer um balanço da situação da meningite no Estado e reafirmar a continuidade das condutas que vem sendo adotadas na Região Metropolitana, especialmente no município de Cachoeirinha, ocorreu ontem (13/07) uma reunião entre integrantes da Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS), representantes da Associação dos Municípios da Região Metropolitana (Granpal), e do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems). Eles foram recebidos pelo secretário estadual de Saúde, João Gabbardo dos Reis, seu adjunto, Francisco Paz, e pela diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, Marilina Bercini.
Francisco Paz explicou que o Estado vem monitorando a situação da meningite meningocócica, que está sob controle. Ele informou que houve um problema localizado, no bairro Vila Betânia, em Cachoeirinha ” onde a estratégia adotada foi vacinar a população até 20 anos contra a doença meningocócica C – mas que, no restante do Estado, os números se mantém ano a ano. Francisco Paz disse também que não há motivo para pânico, pois todas as medidas técnicas estão sendo adotadas conforme os protocolos internacionais para estas questões. Segundo ele, neste momento, não existem fatores que justifiquem ampliar a cobertura vacinal. No final, foi distribuída uma nota conjunta assinada pela SES/RS e Cosems. Confira abaixo:
 
NOTA CONJUNTA SES/COSEMS/RS
A Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS) e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do RS (COSEMS/RS),reforçando seu compromisso de agir com transparência em seus atos, vem a público informar que todas as medidas necessárias para o controle da meningite em Cachoeirinha e demais municípios já foram adotadas de acordo com os protocolos clínicos do Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde. A SES mantém monitoramento sistemático de todos os casos suspeitos de meningite e reforça a informação de que vivemos um momento de normalidade.
Todos os contatos íntimos e prolongados das crianças que contraíram a doença, assim como colegas de sala de aula, professores e funcionários das escolas, já receberam o tratamento médico adequado. 
No final de semana. foi realizada ampla vacinação em crianças de 12 meses a jovens de 20 anos, no bairro Jardim Betânia (Cachoeirinha), com uma taxa de cobertura vacinal próxima dos 85% da população alvo.
Também estão sendo realizadas reuniões intersetoriais entre as equipes de saúde e educação dos municípios, assim como reuniões de esclarecimentos junto a comunidade. 
Nos demais municípios as equipes de saúde municipais e a vigilância epidemiológica estadual trabalham juntas no monitoramento de novos casos e o acompanhamento em tempo integral da situação. 
Há 5 dias não se identificam novos casos no bairro, mostrando que as atitudes tomadas estão na direção esperada.
Os critérios técnicos não justificam a necessidade de vacinação nos demais municípios. Lembrando que medidas simples como: lavagem das mãos, manutenção de ambientes arejados e evitar grandes aglomerações de pessoas em ambientes fechados são efetivas na prevenção da doença.
A SES e o COSEMS/RS reforçam seu compromisso no monitoramento permanente nos casos de meningite em todo o Estado. Se houver necessidade técnica de outras ações, não serão medidos esforços para esse atendimento. 
Porto Alegre, 13 de julho de 2015.
Secretaria Estadual de Saúde
Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do RS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress