Secretaria da Saúde promove curso sobre estresse na infância nesta sexta-feira

Notícias

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Secretaria da Saúde promove curso sobre estresse na infância nesta sexta-feira

A Secretaria Estadual da Saúde promove, nesta sexta-feira (24), a 3ª edição do Curso de Capacitação em “Estresse Precoce – O diagnóstico do estresse precoce e do trauma na infância e adolescência: prevenindo e tratando a doença mental”. O curso será ministrado na Câmara de Vereadores de Porto Alegre e é voltado para profissionais da Rede de Atenção Psicossocial (Raps), e da Educação, Justiça, Segurança e Direitos Humanos.

Em reunião realizada na SES na quinta-feira (23), o tema foi tratado por representantes de diferentes programas do governo do Estado envolvidos com a temática violência, como o Departamento Estadual da Criança e do Adolescente, da Polícia Civil, Brigada Militar, Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase), Primeira Infância Melhor (PIM), e Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). “Estamos disponibilizando o que a ciência tem de melhor para capacitar nossos profissionais e instrumentalizar nossas ações”, disse Luiz Carlos Illafont Coronel, coordenador de Saúde Mental da SES.

A apresentação sobre o estresse precoce ficou a cargo de Mario Juruena, professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e da universidade King”s College, de Londres. “Violência, negligência e abusos psicológicos, físicos e sexuais podem causar sérios danos para as crianças e contribuir para problemas de saúde ao longo da vida”, afirmou o professor, salientando que algumas consequências imediatas incluem lesões físicas, atraso no crescimento físico, danos neurológicos e déficits cognitivos e de linguagem. A longo prazo, esses agravos podem causar depressão, lesões autoinfligidas e aumento do risco de abuso de substâncias, agressão e atividades criminosas. “Estudos epidemiológicos relatam uma alta prevalência de trauma na infância variando de 50% a 60% na depressão episódica e até 75% na depressão crônica”, concluiu Juruena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress