A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) incentiva a sociedade a se envolver no combate ao mosquito causador da dengue, zika e chykungunya. Por isso, nesta quinta-feira, 7, a partir das 15h30, a SMS promove uma reunião de mobilização no Centro Integrado de Comando (Ceic) da prefeitura. O encontro terá a participação de representantes de vários setores que podem auxiliar nas ações de prevenção ao mosquito.
“Queremos mobilizar toda a sociedade, porque esta tarefa não pode ficar somente nas ações dos técnicos da prefeitura e do Estado. A ameaça é real e precisamos que todos se envolvam”, alerta o secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter. Foram convidadas para a reunião as lideranças dos setores de hotelaria, clubes sociais e esportivos, táxis, transporte coletivo, Infraero, supermercados, agências de viagens, Correios, Estação Rodoviária e vários outros segmentos que podem ter atuação importante nas ações contra o mosquito.
Na reunião, o secretário e os técnicos da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde (CGVS) apresentarão os dados epidemiológicos do país e a situação em Porto Alegre. Também divulgarão as táticas do Plano de Contingência elaborado para o enfrentamento desta situação na capital gaúcha nos próximos meses. “Esta será mais uma ação que planejamos com o objetivo de agregar setores da sociedade civil, fazer um chamamento para que se somem a essa luta”, anuncia o coordenador geral da CGVS, Anderson Lima.
A expectativa com a iniciativa é ampliar o combate ao mosquito Aedes Aegypti, multiplicando as frentes de ação com a ajuda dos setores que participarão da reunião. O objetivo é aplicar uma estratégia ainda mais efetiva para proteger a população da ameaça de epidemia.