Secretaria Estadual de Saúde inicia Campanha de Vacinação contra a Gripe

Secretaria Estadual de Saúde inicia Campanha de Vacinação contra a Gripe

Categoria:

Compartilhar:

Secretaria Estadual de Saúde inicia Campanha de Vacinação contra a Gripe

Com a presença do governador José Ivo Sartori, da primeira-dama, Maria Helena Sartori, e do secretário da Saúde, João Gabbardo dos Reis, foi aberta, na manhã desta segunda-feira (27), a Campanha de Vacinação Contra a Gripe no RS. De forma inédita, a imunização inicia no Estado uma semana antes do resto do país, com o objetivo de vacinar a população antes das quedas de temperaturas. 
A meta é imunizar 80% das cerca de 3,5 milhões de pessoas que fazem parte dos seguintes grupos: pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade, gestantes, puérperas (mães de recém nascidos com até 45 dias), portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. A definição da população-alvo leva em conta os grupos que têm maior risco de desenvolver complicações decorrentes da Influenza. No ano passado, 80% dos óbitos causados pelo vírus da gripe foram entre pessoas que estavam nos grupos prioritários mas não se vacinaram.
O apelo da Secretaria Estadual de Saúde é que as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários compareçam às 1,8 mil Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Estado na primeira e segunda semanas de vacinação. “A antecipação da campanha era uma necessidade do Estado, considerando a particularidade do nosso clima. Agora, é importante que a população faça a sua parte”, declarou o secretário Gabbardo.
A campanha será realizada até o dia 22 de maio, e para o próximo dia 9 (sábado) está marcado o Dia D, quando os postos de vacinação do Estado estarão abertos. A vacina protege contra três tipos do vírus influenza, causador da gripe: A (H1N1), A (H3N2) e B. Neste ano, foram registrados até o momento dois casos de Influenza no Estado, em Canoas e Santa Cruz do Sul. Em 2014, o RS registrou 189 casos confirmados, dos quais 25 vieram a óbito. Em relação ao ano anterior, houve uma queda de 66% nos casos e óbitos ” já que, em 2013, foram 563 casos, com 73 mortes.
O governador Sartori agradeceu à diretoria do Asilo Padre Cacique, onde foi realizada a abertura da campanha, e aos servidores das unidades de saúde que estão trabalhando na imunização. “Foi feito um grande trabalho coletivo para o início antecipado da campanha, com o objetivo de reduzir as incidências da Influenza e, agora, precisamos da colaboração da população”, declarou. O governador e a primeira-dama, por terem mais de 60 anos, também receberam a dose da vacina. O vice-presidente do Conselho Regional de Medicina, Rogério Aguiar, explicou a importância da vacinação antecipada: “após a aplicação da dose, o organismo leva cerca de três semanas para desenvolver a imunidade contra a Influenza”. 
Durante a abertura, foram vacinados 150 moradores e 90 funcionários do Asilo Padre Cacique. Mary Eny Stabel, de 83 anos, vive no Padre Cacique há 4 meses e foi a primeira a receber a dose. “Gosto de tomar, é importante para a saúde”, afirma. Noraci Moraes, de 72 anos, conta: “Nunca perdi uma campanha e também nunca tive reação com a vacina”. O acompanhamento das doses aplicadas pode ser feito pelo Sistema do Programa Nacional de Imunizações, a partir da próxima segunda-feira, quando inicia a vacinação no resto do país. 

Confira outras notícias

WhatsApp Image 2023-12-08 at 12.36.04 PM (1)

Compromisso contínuo: AMRIGS fortalece parceria com SOGAMT em noite de posse

A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) prestigiou, na noite desta quinta-feira, dia 07 de dezembro, a cerimônia de posse da nova diretoria da Sociedade Gaúcha de Medicina do Trabalho (SOGAMT).  O evento, que marcou o início de um novo ciclo na entidade, contou com a participaçã...
Thumb Site

AMRIGS e Audi reforçam Parceria para Oferecer Condições Especiais na Linha de Veículos ...

A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) ampliou uma parceria estratégica com a Audi, consolidada no estado gaúcho. A distribuidora exclusiva da marca das quatro argolas, Grupo de Concessionárias Top Car, sediada no Rio Grande do Sul, está lançando, neste mês de dezembro, uma série de co...
Thumb

Através de pesquisa, projetos Caravana Digital e Ciclo de Palestras serão reformulados ...

A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), reconhecida no estado e no Brasil como a casa do médico gaúcho, está em processo de reformulação de dois de seus principais projetos científicos: a Caravana Digital e o Ciclo de Palestras. A entidade septuagenária objetiva questionar médicos e mé...
plugins premium WordPress