Para marcar o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, em 24 de março, a Secretaria Estadual da Saúde promove duas atividades. A primeira será realizada no dia 22 de março, com o objetivo de sensibilizar secretários municipais de saúde – de territórios com indicadores mais preocupantes – e conselheiros de saúde para o adequado tratamento da enfermidade. No dia 23, serão recebidos técnicos de equipes assistenciais dos municípios prioritários e da Região Metropolitana. Os encontros ocorrerão no Hospital Sanatório Partenon, que atua como retaguarda hospitalar para a doença, principalmente em casos de extrema vulnerabilidade social dos enfermos, que não conseguem realizar tratamento ambulatorial.
O Brasil é o 17º colocado entre os 22 países com 80% dos casos de tuberculose no mundo, e apresenta uma taxa de incidência da enfermidade de 33 casos por 100 mil habitantes. O Rio Grande do Sul é o sétimo estado brasileiro em incidência de tuberculose, com uma taxa de 40 a 46 casos por 100 mil habitantes.
O Programa Estadual de Controle da Tuberculose (PECT/RS), estruturado desde a década de 70, está abrigado no Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS). Tem como missão apoiar os programas municipais do controle da doença em suas ações, visando à melhoria dos indicadores.
Confira
aqui a programação.