O medicamento micofelonato de mofetila 500mg, indicado para pacientes transplantados, enfrenta neste momento problemas de abastecimento e poderá ser substituído por outra fórmula alternativa: micofenolato sódico 180mg ou 360mg. A informação é da Secretaria Estadual da Saúde, que autorizou a troca de forma excepcional. Os pacientes devem buscar orientação e uma nova receita médica, que será cadastrada como tratamento temporário, com validade de 60 dias.
A Coordenação da Política de Assistência Farmacêutica da SES emitiu nota técnica sobre o assunto para todas as 19 coordenadorias regionais, que repassarão a orientação para as secretarias municipais de saúde. A Central de Transplantes do Estado também está acompanhando a questão. Os tratamentos originais com o micofelonato de mofetila não precisam ser bloqueados, pois serão retomados assim que ocorrer o reabastecimento.
Já o medicamento Ciclosporina, também utilizado por pacientes transplantados, estará com a sua distribuição normalizada até o final dessa semana em todo o Estado. As duas apresentações que estavam em falta (25 e 50mg) chegaram ao Estado na última quinta-feira, e já estão disponíveis na Farmácia de Medicamentos Especiais em Porto Alegre.
O Estado teve dificuldades para atender os transplantados que fazem uso desse imunossupressor, em função de problemas enfrentados pelos dois fabricantes no Brasil. Neste momento, cerca de dois mil pacientes fazem o uso desse medicamento nas apresentações de 25 e 50mg. Para receber a apresentação 100 mg, que não chegou a ter interrupção no abastecimento, estão cadastrados mais de 780 pacientes.