Sociedade Brasileira de Ortopedia encaminha carta ? presidenta Dilma Rousseff

Notícias

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Sociedade Brasileira de Ortopedia encaminha carta ? presidenta Dilma Rousseff

Carta à presidenta

Texto: Excelentíssima Senhora Dilma Rousseff
DD. Presidenta da República

Com pesar, a Sociedade Brasileira de Ortopedia, devidamente representada, se une aos milhões de brasileiros que manifestaram tristeza pelo falecimento do Sr. José Alencar, ex-Vice-Presidente da República, que será lembrado pela capacidade de trabalho, ética, empreendedorismo industrial e versátil vida política.

A sua última missão foi demonstrar à nação os benefícios que o pensamento positivo, a religiosidade, os laços familiares e de amizade exercem sobre a evolução de um câncer considerado incurável.

O longo período da doença também mostrou o lado mais eficiente da medicina brasileira, onde brilhantes médicos e recursos tecnológicos de última geração prolongaram e deram qualidade à vida do querido José Alencar.

Tais condições deveriam ser estendidas a todos os brasileiros e brasileiras e sabemos que todos os dias os governantes das esferas federal, estadual, e municipal se esforçam para isto.

O esforço é, contudo, insuficiente, como V.Exª sabe. Contudo, a realidade nos mostra a triste situação do atendimento à saúde da grande maioria da população brasileira. Melhorar a gestão é apenas um dos itens a percorrer. Impõem-se com urgência o aumento de recursos.

Estamos atrás de muitos países sul-americanos neste item, com pífios 3,7% do PIB, ou 328 dólares/hab/ano, conforme estudo recente da UNICAMP, quando a sugestão da ONU é que se destine de 6% a 8% do PIB para o Sistema de Saúde.

Precisamos de centros médicos de excelência, mas precisamos também de centros médicos capazes de permitir um atendimento eficiente. Apenas isto: Eficiente.

"Não tenho medo da morte, tenho medo da desonra, porque os homens que perdem a honra morrem em vida" declarou José Alencar.

Estimada Presidenta, uma grande parcela do atendimento médico do nosso país é realizada com desonra.

Os ortopedistas do Brasil, responsáveis pelo atendimento do trauma músculo-esquelético, unidos aos médicos de todas as demais especialidades, esperam pela mudança do quadro atual e se colocam ao inteiro dispor para ajudar.

Atenciosamente,

Osvandré Lech
Presidente

Jorge dos Santos Silva
Secretário Geral

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress