A Direção do Hospital Divina Providência apresentou, na segunda semana de março, a todos os seus funcionários em todos os níveis, o seu Planejamento Estratégico para o período 2015/2019. O plano tem como âncora “suas lideranças” operacionais, capazes de conduzir a Instituição a uma “Transformação” assistencial e sustentável. A posse do diretor de Relações Institucionais, Dr. Sérgio Albuquerque Frederes foi uma das novidades. O novo diretor apresentou a formação do Comitê Gestor, recém-criado, ressaltando o modelo de gestão embasado na circularidade das informações e na tomada de decisões colegiadas.
A entrada do Dr. Frederes dá sequência à renovação diretiva da instituição que se iniciou em maio de 2014, com a posse da atual diretora-geral, Irmã Maria Eloni Coczenski, e continuou em outubro, com a nomeação do diretor Administrativo, Robson Morales. O diretor Técnico, Dr. Fernando Fernandes, já havia assumido em agosto de 2013. A Irmã Ilani Maria Reis, permanece na Direção Assistencial.
As Irmãs, diretora-geral e assistencial, Maria Eloni Coczenski e Ilani Maria Reis, respectivamente, dizem que “esse é um momento muito importante para que cada um se deixe transformar. “Esse encontro é um impulso no conhecimento para podermos dar novos passos e decidirmos que travessias, nós do Hospital, precisamos enfrentar para dar continuidade à missão que nos é confiada” consideraram.
A Irmã Elise Zenem, coordenadora da Pastoral da Saúde, salientou que o Hospital, que tem o compromisso de cuidar dos doentes, e sendo uma unidade da Congregação das Irmãs da Divina Providência, reitera que a sua atuação deve estar subordinada ao Carisma das Irmãs, cujo horizonte foi modificado em janeiro desse ano.
Além disso, Irmã Elise apresentou a nova alteração da missão do Hospital: “Promover a vida de forma humanizada, prestando assistência hospitalar qualificada, com responsabilidade social e Sustentabilidade, para tornar eficaz o Carisma das Irmãs da Divina Providência”.
O diretor Administrativo, Robson Morales, explicou que o Hospital quer estar entre os melhores do Estado. “Buscamos essa meta e caminhamos passo a passo, com os pés no chão”. Robson argumentou que a instituição busca a sustentabilidade, através da qualidade da assistência, da segurança do paciente e da humanização, acrescentando que a direção correta é mais importante que a velocidade.
O diretor Técnico, Dr. Fernando Fernandes, apresentou as linhas de cuidados, que servirão de norte ao Hospital nos próximos anos. “A instituição instalará planos de cuidados multidisciplinares, envolvendo todos os funcionários. Essas linhas são projetadas para apoiar a gestão clínica, gestão de recursos clínicos e não-clínicos do Hospital. Cada área terá que buscar sua sustentabilidade dentro de um todo”, resumiu Dr. Fernando, que destacou a importância do papel dos médicos nesse novo contexto, e falou sobre as mudanças que deverão ser adotadas por eles.
Segundo Dr. Fernando, cabe ao médico estabelecer diálogos com as diversas áreas, construindo e executando, com protagonismo, o novo Planejamento. “Devemos, cada vez mais, nos preocupar com a saúde integral do paciente. Desde o instante em que ele entra no estacionamento até o momento em que ele volta para o consultório do seu médico ou vai para casa”, concluiu.
Da esquerda para a direita: Dr. Sérgio Frederes, Irmã Ilani Maria Reis, Robson Morales, Irmã Maria Eloni Coczenski e Dr. Fernando Fernandes