Solidariedade médica: AMRIGS e Sociedades de Especialidades unem esforços para enviar donativos a vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

Notícias

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Solidariedade médica: AMRIGS e Sociedades de Especialidades unem esforços para enviar donativos a vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

Durante o estado de calamidade em função das enchentes no Rio Grande do Sul, as Sociedades de Especialidades permaneceram unidas à Associação Médica do RS na operação de donativos, ao mesmo tempo em que atuavam por suas respectivas áreas.

Desde o dia 9 de maio, a sede da AMRIGS procedeu como um Centro de Coleta e Distribuição de medicamentos e insumos. Após um mês de atividades, a entidade encerrou o recebimento de doações e passou a focar exclusivamente no direcionamento dos donativos para instituições de saúde, ONGs, abrigos.

Parte destes itens, arrecadados pela AMRIGS, pela Sociedade de Dermatologia do RS e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, foi enviada para a Paróquia Nossa Senhora Medianeira, no município de São Leopoldo, que busca suprir a falta de remédios nos postos de saúde. Além disso, a instituição administrada pelo médico Ricardo Freda também está funcionando como ponto de atendimento médico. Segundo a dermatologista e voluntária da Paróquia, Letícia Brunetto, o local está recebendo pacientes todos os sábados. São cerca de 120 consultas por dia. A equipe de saúde é composta por médicos, técnicos de enfermagem e estudantes de Medicina.

Mais de 180 mil pessoas foram atingidas pelas enchentes na região. Destas, 100 mil ficaram desabrigadas, representando 46% da população.

Atendimentos médicos na Paróquia Nossa Senhora Medianeira
Triagem de medicamentos da campanha SOS Reumatologia RS

Já a campanha SOS Reumatologia RS, da Sociedade de Reumatologia do RS, iniciou concomitantemente com a fase de arrecadação de medicamentos na AMRIGS. Durante este período, foi possível mobilizar uma rede de voluntários e doadores que contribuíram de maneira significativa para a ação. Os medicamentos doados foram predominantemente relacionados à especialidade de reumatologia, incluindo imunobiológicos e imunomoduladores essenciais para o tratamento de pacientes reumáticos.

A Associação Médica do Rio Grande do Sul disponibilizou suas instalações para o armazenamento e triagem das doações, oferecendo a infraestrutura necessária para acomodar os medicamentos não termolábeis.

“A parceria com a AMRIGS foi importante para armazenar a grande quantidade de doações. Essa colaboração permitiu que as contribuições fossem gerenciadas de maneira eficiente e segura”, conta o presidente da SRRS, Dr. Claiton Brenol.

De acordo com o médico, os produtos arrecadados foram destinados para pacientes de mais de quarenta cidades que se cadastraram na plataforma digital da campanha. Também foram beneficiadas instituições que prestam atendimento aos pacientes reumáticos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) como o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), o Grupo Hospitalar Conceição (GHC), o Hospital São Lucas da PUC (HSL) e ambulatórios da Prefeitura de Porto Alegre.

“A distribuição foi realizada de maneira criteriosa para garantir que os medicamentos chegassem rapidamente às mãos dos pacientes que mais precisavam”, relata Dr. Claiton.

A AMRIGS agradece o apoio de todas as Sociedades de Especialidades Médicas que estão atuando em conjunto com nosso time de voluntários, composto por todas as áreas da sociedade civil, para juntos fazermos a diferença na vida dos gaúchos.

Fonte: ASCOM AMRIGS
Fotos: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress