A Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, em parceria com o TelessaúdeRS-UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), disponibiliza aplicativo para telediagnóstico em dermatologia aos médicos da Atenção Primária. Porto Alegre será a primeira cidade do estado a utilizar o serviço. O lançamento do Telediagnóstico DermatoNet ocorre nesta quinta-feira, 9, às 13h30, no auditório do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (avenida Independência, 661, 8º andar).
Irão participar do encontro o prefeito Nelson Marchezan Júnior, o secretário municipal de Saúde, Erno Harzheim, o secretário estadual de Saúde, João Gabbardo dos Reis, e o coordenador do TelessaúdeRS, Marcelo Gonçalves. Após o evento, será realizada capacitação para profissionais da Capital.
Em dezembro de 2016, o total de moradores de Porto Alegre que aguardava consulta especializada em dermatologia era de 5.673 pessoas, algumas na espera há mais de um ano e meio. Com a ferramenta, médicos que trabalham em postos e unidades básicas de saúde poderão fotografar as lesões de pele dos pacientes quando tiverem dúvidas a respeito do diagnóstico ou tratamento. As fotos serão avaliadas por dermatologistas do TelessaúdeRS-UFRGS e, em no máximo 72 horas, um laudo médico será emitido com orientações de tratamento na Atenção Primária ou encaminhamento ao especialista.
O DermatoNet pretende aumentar a resolutividade da Atenção Primária do estado, garantindo que um maior número de pacientes tenha o seu problema resolvido na Unidade Básica de Saúde, sem a necessidade de deslocamentos. Dessa forma, espera-se reduzir a fila de espera para a dermatologia.