Tudo o que você precisa saber de contabilidade da sua empresa

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Tudo o que você precisa saber de contabilidade da sua empresa

Você abriu seu próprio negócio há pouco tempo? Ainda tem dúvidas na parte contábil? Fique tranquilo, isso é absolutamente normal. Neste artigo vamos explicar tudo sobre contabilidade que você precisa saber nesse momento.

Não basta apenas você conhecer profundamente o produto que você oferece ou o serviço que você presta. Como você é o dono do negócio, é quem está com o controle de todas as situações, é essencial que você saiba um pouco sobre cada assunto que rodeia a sua empresa. Assim, terá a garantia que ela cresça de forma segura e sustentável.

Contabilidade não é fácil, mas também não é impossível. O ideal é que todo gestor tenha pelo menos um conhecimento razoável para tomar as decisões certas.

Separamos nessa publicação alguns conceitos básicos de contabilidade para que você tenha conhecimento. Acompanhe agora!

Escrituração
A contabilidade registra relatórios por meio de escrituração. A escrituração técnica é aquela que registra todas as ações comerciais e financeiras da empresa (atos e fatos contábeis). Nela, os documentos são lançados nos Livros Contábeis (veja mais sobre eles a seguir).

Tipos de Documentos
Todos os documentos da empresa devem ser guardados e disponibilizados para a contabilidade, pois só assim será possível comprovar e justificar as operações realizadas em um certo período de tempo.

Alguns exemplos dos principais documentos são:

Notas fiscais de matéria-prima e de serviços (tanto compra como venda);
Folhas de Pagamento e todos os documentos referentes a elas;
Pró-labore;
Documentos expedidos por Cartórios e Tabelionatos;
Extratos de movimentação de Instituições Bancárias;
Documentos referentes a financiamentos e empréstimos.

Livros Contábeis
De acordo com o Código Comercial Brasileiro, todos os comerciantes devem, obrigatoriamente, ter uma contabilidade. Além disso, devem seguir sua escrituração de modo padronizado, guardando os livros necessários para esse fim enquanto o prazo de validade estabelecido não for prescrito.

Alguns tipos de livros utilizados são:

Livro Diário;
Livro Razão;
Livro Caixa;
Livro Auxiliar;
Registro de Duplicatas.

Como administrador, você deve enviar todos os documentos à sua contabilidade, que providenciará os registros nos respectivos livros, além de apurar os impostos e contribuições necessários.

Demonstrativos
Tudo sobre a contabilidade da sua empresa estará resumido neles. Os demonstrativos apresentarão os resultados do conjunto de informações enviadas por você à sua contabilidade. Por meio deles, será possível dizer se a empresa apresentou lucro ou prejuízo durante um determinado período.

Alguns dos principais tipos de demonstrativos são:

Balanço Patrimonial;
Demonstração do Resultado do Exercício;
Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados;
Notas Explicativas;
Demonstração dos Fluxos de Caixa;
Demonstração do Valor Adicionado.

O ideal é que você tenha pelo menos um conhecimento razoável sobre a contabilidade para tomar as decisões certas. E, claro, também é importante contar com parceiros especializados. Eles saberão tudo sobre contabilidade e poderão te ajudar mesmo nos assuntos mais complicados. Assim, você evita problemas com a Receita e ainda garante a saúde financeira do seu negócio.

Fonte: Medicon
Foto: AMRIGS

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