Uma boa noite de sono é um dos melhores remédios para o corpo

Notícias

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Uma boa noite de sono é um dos melhores remédios para o corpo

O sono, muitas vezes negligenciado em nossas vidas agitadas, é um comportamento essencial para a promoção da saúde física, mental e social
Em uma vida cada vez mais agitada, há inúmeros casos de pacientes que relatam a grave dificuldade que enfrentam em ter noites tranquilas. Distúrbios do sono, como insônia, apneia obstrutiva do sono e síndrome das pernas inquietas, tornaram-se comuns em nossa sociedade.

“Como médicos e defensores da saúde, é nosso dever ressaltar a relevância desse comportamento para uma vida saudável”, alerta o diretor de Comunicação da AMRIGS, Marcos André dos Santos.

O ciclo circadiano, um tema cada vez mais discutido entre especialistas, descreve o ritmo das funções do organismo ao longo de um dia. Esse componente é fundamentalmente influenciado pela luz, sendo a claridade do amanhecer e a escuridão da noite os principais determinantes. O ciclo não apenas coordena nossas funções físicas, mas também impacta nossos estados mentais.

Em resumo, durante o amanhecer, a liberação do cortisol nos mantém alerta, enquanto à noite, a produção de melatonina nos induz ao relaxamento e ao sono. Compreender esse ciclo é essencial para otimizar nosso pico de energia e minimizar a fadiga ao longo do dia.

Algumas dicas práticas trazidas por especialistas incluem ter uma rotina definida: estabelecer horários regulares para dormir e acordar é essencial para regular nosso relógio biológico. A prática regular de exercícios, especialmente pela manhã, também contribui para o bem-estar mental e físico, melhorando as condições de sono.

Um dos grandes inimigos da atualidade são as telas. A luz dos dispositivos eletrônicos pode interferir na produção de melatonina. Por essa razão, evitar o uso desses aparelhos antes de dormir é recomendado.

Por fim, é recomendado ter hábitos alimentares saudáveis. Bebidas estimulantes e refeições pesadas devem ser evitadas à noite. Ao abraçarmos essas práticas, estamos investindo em nossa saúde a longo prazo em busca de uma vida saudável e equilibrada.

Fonte: Marcelo Matusiak

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress