Vida saudável para cuidar bem do coração

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Vida saudável para cuidar bem do coração

Alimentação saudável e uma vida ativa são fundamentais no trabalho de prevenção de doenças do coração. Esse foi a alerta da ação promovida no Parque Moinhos de Vento, em Porto Alegre (RS), na manhã deste sábado (01/10). Voluntários prestaram atendimento a população e transmitiram informações sobre hábitos de vida e alimentação que contribuem no combate à doenças. A equipe multidisciplinar de saúde foi formada por médicos, enfermeiros, técnicos, nutricionistas e educadores físicos. O conselheiro da Associação Médica do Rio Grande deo Sul (AMRIGS), Nicolau Laitano, fez o alerta para que as pessoas se conscientizem sobre os riscos do tabagismo.
– É bom embrar um ditado importante que o homem tem a idade de suas artérias. O fumo “estrangula” as artérias permitindo o acúmulo de colesterol, triglicerídios e lipídios diminuindo a circulação de sangue nos órgãos essenciais – afirmou.
Para o diretor do Funcor, que lida com campanhas para população na Sociedade de Cardiologia do Rio Grande do Sul (SOCERGS), Maurício Pimentel, as pessoas estão se tornando mais conscientes da importância da prevenção de doenças do coração. 
– Nosso principal alerta é focar nas medidas preventivas para evitar doenças cardiovasculares que são a causa principal de morte no Brasil. A ideia é implementar medidas que visam a redução de peso, combate ao tabagismo, incentivo à prática de atividade física, tratamento adequado da pressão arterial e do colesterol. Se por um lado a medicina avançou muito com tratamentos de excelentes resultados para ocorrências agudas, podemos ganhar mais terreno na promoção da saúde se fortalecermos ações preventivas para evitar a doença – explicou. 
A alimentação é um dos aspectos importantes e, por isso, o posto montado no Parcão também incentivou o aumento da ingestão de frutas e vegetais e redução de consumo de alimentos com elevado teor de gordura. 
A iniciativa foi da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), em parceria com a Sociedade de Cardiologia do Rio Grande do Sul (SOCERGS).
As doenças cardiovasculares já vitimaram 232 mil pessoas no Brasil, entre 1º de janeiro e 1º de setembro deste ano, segundo o Cardiômetro (www.cardiometro.com.br), idealizado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. As doenças do coração causam o dobro de mortes de todos os tipos de câncer juntos, mais do que duas vezes todos os acidentes e a violência e 6,5 vezes mais do que todas as infecções, incluindo a AIDS. No Rio Grande do Sul, de acordo com a pesquisa Saúde do Coração, realizada pela Sociedade de Cardiologia do Rio Grande do Sul, os dados apontam que 57,5% dos gaúchos está com Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 25, número que representa excesso de peso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress