Vigilância atualiza números da infestação do mosquito da dengue no Estado

Vigilância atualiza números da infestação do mosquito da dengue no Estado

Categoria:

Compartilhar:

Vigilância atualiza números da infestação do mosquito da dengue no Estado

O último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), indica que 30 municípios gaúchos estão em situação de risco para a ocorrência de epidemias (larvas do mosquito em mais de 3,9% dos imóveis) e 37, em alerta (menos de 3,9% dos imóveis  têm larvas do mosquito). Divulgado pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde, nesta terça-feira (2), o informe revela ainda que 37 cidades apresentam índice satisfatório (abaixo de 1% de residências com larvas do mosquito). No total, 104 municípios gaúchos realizaram o levantamento no mês de março deste ano. Confira aqui o levantamento completo.
No Rio Grande do Sul, o estudo é prioritariamente  realizado pelos municípios infestados pelo mosquito da dengue,  os de balneário, os com mais de 50.000 habitantes e os de fronteira internacional,  conforme a Nota Técnica  01/2013. “Estamos conscientizando os municípios gaúchos para a importância de  realizarem o LIRAa a fim de medirem o índice de presença do vetor da dengue em cada bairro de seu território.  A ação é fundamental para que os gestores municipais de saúde possam planejar e executar as ações de combate ao vetor da  dengue em conjunto com a sua comunidade, durante o ano todo”, avalia a chefe da Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde (DVAS), do Cevs, Rosane Prato.
O LIRAa também identifica os bairros em que há mais focos de reprodução do mosquito e o tipo de  criadouros encontrados. Entre os  focos mais frequentes estão os depósitos móveis tais como vasos, recipientes plásticos, garrafas e latas com água,   sucatas em pátios, ferros-velhos e recicladoras. Também foram detectados focos em pneus e outros materiais rodantes (manchões, câmaras) e depósitos de água para consumo humano no  nível do solo.
Os 30 municípios classificados como de risco para a dengue no RS são: Cândido Godói, Espumoso, Derrubadas, Esperança do Sul, Tapejara, Santo Augusto, Augusto Pestana, Santo Cristo, Três de Maio, Tucunduva, Horizontina, Giruá, Rodeio Bonito, Tapera, Catuípe, Santa Rosa, São Paulo das Missões, Três Passos, Campina das Missões, Tenente Portela, Erval Seco, São Borja, Porto Xavier, Nonoai, Jacutinga, Boa Vista do Buricá, Pirapó, Selbach, Cruz Alta, Ibirubá.
Já os municípios em estado de alerta para a doença são: Frederico Westphalen, Tupanciretã, Porto Vera Cruz, Tiradentes do Sul, Não-Me-Toque, Tuparendi, Independência, Alpestre, Campo Novo, Crissiumal, Alecrim, Doutor Maurício Cardoso, Garruchos, Sapucaia do Sul, Nova Candelária, Senador Salgado Filho, Porto Alegre, Novo Machado, Porto Lucena, Ajuricaba, Ijuí, Viamão, Sede Nova, Cachoeirinha, Seberi, Quaraí, Canoas, Novo Hamburgo, São José do Inhacorá, Gravataí, Passo Fundo, Jóia, Porto Mauá, Coronel Barros, São Nicolau, Chiapeta, Alegria.

Confira outras notícias

thumb site

DU AMRIGS marca presença na recepção de calouros da Universidade Franciscana em Santa M...

A recepção dos alunos do primeiro semestre de Medicina da Universidade Franciscana (UFN) em Santa Maria, que marcou o início da jornada acadêmica dos novos estudantes, contou com a presença da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) e do seu Departamento Universitário (DU), representado p...
240223_CristineRochol_Formatura_SMS-0326

Cerimônia de formatura dos residentes do Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre cel...

Na última sexta-feira, 23 de fevereiro, a Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) sediou a cerimônia de formatura dos residentes do Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre (HPS-POA). O momento marcou a conclusão de uma importante etapa na jornada acadêmica e profissional na residência ...
Thumb Site

Preciso fazer minha primeira declaração de imposto de renda em 2024. E agora?

Dúvidas sobre como declarar corretamente o Imposto de Renda afligem até mesmo os contribuintes mais experientes. Quem vai fazer a declaração pela primeira vez precisa ter atenção redobrada para evitar os erros que fazem o contribuinte cair na malha fina da Receita Federal. Os estreantes precisam ...
plugins premium WordPress