AMRIGS - Associação Médica do Rio Grande do Sul
    
 
Área do Associado



 


 

 
   
 

AMRIGS promove campanha sobre conscientização do câncer gástrico

Objetivo é fornecer informações para a população e incentivar a prevenção da doença, uma das mais frequentes no Brasil

Para marcar o primeiro Dia Nacional de Conscientização de Câncer Gástrico, a Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) realizará no domingo (24/09), das 9h às 13h, uma campanha com orientações e distribuição de materiais informativos para a população. A ação, que também conta com a participação do Departamento Universitário (DU) da entidade, ocorre no Parque da Redenção, junto ao Monumento do Expedicionário.

- O câncer de estômago é um dos tipos mais comuns do aparelho digestivo. Geralmente ocorre após os 50 anos, porém, pode manifestar-se em pessoas mais jovens. Por isso o ideal é procurar orientação médica nos primeiros sintomas ou, caso a pessoa possua fatores de risco, para realizar exames e iniciar o processo de prevenção – explica o gastroenterologista e diretor da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), Antonio Carlos Weston.

Além do histórico familiar, os fatores de risco compreendem o consumo de bebida alcoólica, tabagismo e o hábito de consumir alimentos muito salgados ou conservados em sal, como charque e embutidos. Ainda de acordo com o gastroenterologista, os sintomas mais comuns são dor abdominal intensa e frequente, principalmente após a refeição, perda de peso e, eventualmente, anemia.

De acordo com o relatório divulgado pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa é que no Brasil, entre 2016 e 2017, sejam registrados 600 mil novos casos da patologia. Nos homens a doença é a quarta mais comum, com 7,8%, enquanto nas mulheres o câncer de estômago é o quinto mais frequente, com 3,7%.

A AMRIGS irá propor ainda, em sessão na Tribuna Popular da Câmara Municipal de Porto Alegre, na quinta-feira, dia 21, que o dia 28 de setembro seja estabelecido como o Dia de Conscientização sobre o Câncer Gástrico, na capital. O pedido foi protocolado juntamente ao gabinete do Vereador Dr. Thiago Duarte.

Fonte: Ascom AMRIGS
Fotos:
Data: 21/09/17      Atualizada em: 21/09/17
Tags: câncer gástrico , AMRIGS , Redenção ,









 
ARTIGOS

Conscientização e prevenção sobre a Doença Falciforme
Dr. Alfredo Floro Cantalice Neto
Em defesa do plano de carreira no setor público
Dr. Alfredo Floro Cantalice Neto
Falando sobre depressão sem preconceito
Dr. Jair Escobar
Ver Todas
JORNAL AMRIGS

Ver Todas
REVISTA DA AMRIGS

Ver Todas
AMRIGS NA MIDIA

Ver Todas