AMRIGS - Associação Médica do Rio Grande do Sul
    
 
Área do Associado



 


 

 
   
 

AMRIGS promove campanha sobre conscientização do câncer gástrico

Objetivo é fornecer informações para a população e incentivar a prevenção da doença, uma das mais frequentes no Brasil

Para marcar o primeiro Dia Nacional de Conscientização de Câncer Gástrico, a Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) realizará no domingo (24/09), das 9h às 13h, uma campanha com orientações e distribuição de materiais informativos para a população. A ação, que também conta com a participação do Departamento Universitário (DU) da entidade, ocorre no Parque da Redenção, junto ao Monumento do Expedicionário.

- O câncer de estômago é um dos tipos mais comuns do aparelho digestivo. Geralmente ocorre após os 50 anos, porém, pode manifestar-se em pessoas mais jovens. Por isso o ideal é procurar orientação médica nos primeiros sintomas ou, caso a pessoa possua fatores de risco, para realizar exames e iniciar o processo de prevenção – explica o gastroenterologista e diretor da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), Antonio Carlos Weston.

Além do histórico familiar, os fatores de risco compreendem o consumo de bebida alcoólica, tabagismo e o hábito de consumir alimentos muito salgados ou conservados em sal, como charque e embutidos. Ainda de acordo com o gastroenterologista, os sintomas mais comuns são dor abdominal intensa e frequente, principalmente após a refeição, perda de peso e, eventualmente, anemia.

De acordo com o relatório divulgado pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa é que no Brasil, entre 2016 e 2017, sejam registrados 600 mil novos casos da patologia. Nos homens a doença é a quarta mais comum, com 7,8%, enquanto nas mulheres o câncer de estômago é o quinto mais frequente, com 3,7%.

A AMRIGS irá propor ainda, em sessão na Tribuna Popular da Câmara Municipal de Porto Alegre, na quinta-feira, dia 21, que o dia 28 de setembro seja estabelecido como o Dia de Conscientização sobre o Câncer Gástrico, na capital. O pedido foi protocolado juntamente ao gabinete do Vereador Dr. Thiago Duarte.

Fonte: Ascom AMRIGS
Fotos:
Data: 21/09/17      Atualizada em: 21/09/17
Tags: câncer gástrico , AMRIGS , Redenção ,









 
ARTIGOS

Sentir-se Médico
Dr. José J. Camargo
A fragilidade da democracia da República do Brasil
Dr. Albino Julio Sciesleski
Conscientização e prevenção sobre a Doença Falciforme
Dr. Alfredo Floro Cantalice Neto
Ver Todas
JORNAL AMRIGS

Ver Todas
REVISTA DA AMRIGS

Ver Todas
AMRIGS NA MIDIA

Ver Todas