A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) comunica, com pesar, o falecimento do médico Oly Lobato. Ele tinha 99 anos.
Natural do município de Triunfo, no RS, formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 1949. Associado jubilado da AMRIGS há mais de 25 anos, fez parte da Diretoria da entidade, durante os anos de 1967 a 1969, como segundo vice-presidente.
Especialista em Cardiologia, Clínica Médica e Homeopatia, foi diretor da Enfermaria 2 da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Após, atuou como responsável pela 1º Cadeira de Clínica Médica e, mais tarde, professor titular do Departamento de Medicina Interna da UFRGS. Por 11 anos, foi professor e assistente no Serviço de Medicina Interna do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
À família, amigos e colegas desejamos força neste momento difícil.
Fonte: ASCOM AMRIGS
Foto: Museu da História da Medicina e AMRIGS
Inscreva-se no formulário ao lado e receba novidades sobre eventos, notícias e muito mais!
Telefone: (51) 3014-2001
E-mail: amrigs@amrigs.org.br
Av. Ipiranga, 5311 - Porto Alegre/RS
CEP: 90610-001
©2025 - AMRIGS - Associação Médica do Rio Grande do Sul. Todos os direitos reservados.
4 respostas
Gratidão ao grande professor de mitologia ATM 80.
Pêsames aos familiares e filha colega.
Dr. Oly Lobato foi um médico, e um cientista da saúde. Sobre os casos, levantava questões, em entrevistas sistemáticas e complexas, tecendo diagnósticos e orientando condutas sempre norteadas pelo equilíbrio das condições de reversão do quadro clínico de doença para um quadro de saúde e reequilíbrio. Genial, foi ele que me tirou aos 9 anos de uma situação de crises urinárias e infecções recorrentes, seguidas de medicação antibiótica para um quadro de profilaxia, pró-biótica e cura sistêmica. Grande mestre, será sempre lembrado, imortal.
Obrigada pelas lindas palavras! Ele era isso mesmo. Além disso, era um pai muito diferente. Comprou um telescópio para vermos as estrelas na praia. Me levava para tomar banho de mar de mão dada (até hoje o mar é meu lugar favorito). Declamava, inúmeras poesias, gostava de música clássica e de MPB. Foi a pessoa mais estudiosa que eu conheci!
Abraço
Mariane
Infelizmente tive mínimos contatos com o Dr Oly Lobato mas sempre o apreciei a distância. Entretanto, corríamos na pista do extinto ginástico da Brigada Militar, onde o conheci. Sempre gentil e sorridente. Eu era residente de Medicina Interna, 1• ano e uma ocasião atendi no ambulatório uma paciente jovem que me contou que acordava a noite com coceira. Eu não tinha a menor idéia do significado! Comentei com o Dr Oly que me disse: será que ela não está com Linfoma? Pois bem, o Dr Oly acertou o diagnóstico, a paciente se tratou e penso que ficou curada. Notável Dr Oly! Alberto Stein, psiquiatra