A 31ª Jornada Gaúcha de Medicina do Trabalho ocorreu entre os dias 28 e 29 de agosto de 2025, no Centro de Eventos da da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), em Porto Alegre. O evento, promovido pela Sociedade Gaúcha de Medicina do Trabalho (SOGAMT) com o apoio da AMRIGS, reuniu médicos, especialistas e representantes de entidades da saúde e da segurança do trabalho.
A mesa de abertura, realizada no dia 29, foi composta por lideranças da área, entre elas o diretor de Exercício Profissional da AMRIGS, médico do trabalho e vice-presidente Sul da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT), Dr. Ricardo Moreira Martins, representando a entidade anfitriã. Também participaram a presidente da SOGAMT, Dra. Indira Reyes; o presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (CREMERS), Dr. Régis Fernando Angnes; a vice-presidente da Associação Catarinense de Medicina do Trabalho (ACAMT), Dra. Mariana Macarini de Souza; o vice-presidente da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (ABRAMET) e conselheiro da AMRIGS, Dr. Ricardo Hegele; e o presidente da Associação Sul-Rio-Grandense de Engenharia de Segurança do Trabalho (ARES), o engenheiro Luiz Francisco Pedroso Lopes.
Na abertura, a presidente da SOGAMT destacou o papel científico e educativo da Jornada.
“A nossa gestão tem uma missão científica. Vivemos hoje em um mar de fontes de informação e, diante disso, é preciso promover eventos como este, que permitem aprofundamento, análise crítica e atualização qualificada dos profissionais”, afirmou Dra. Indira.
O Dr. Ricardo Hegele ressaltou a importância da integração entre as especialidades médicas.
“A Medicina do Trabalho e a Medicina do Tráfego compartilham inúmeros pontos de ligação. A iniciativa da SOGAMT, ao promover acolhimento, parcerias e transferência de conhecimento dos mais experientes para as novas gerações, fortalece não apenas as especialidades, mas toda a rede de atuação em saúde”, destacou.


Representando a AMRIGS, Dr. Ricardo Moreira Martins enfatizou o papel da entidade como espaço de integração e fortalecimento da classe médica.
“A AMRIGS é a casa do médico gaúcho. Somos parceiros permanentes das Sociedades de Especialidades e dos eventos que promovem ciência e conhecimento. Quero destacar a importância de refletirmos sobre o cenário do associativismo e das novas tecnologias. É gratificante ver tantos colegas reunidos aqui, para que todos nós possamos ser multiplicadores, não apenas de informações técnicas da especialidade, mas também da relevância do espírito associativo, essencial para defender e desenvolver a profissão médica”, declarou.


Além das exposições e debates da Jornada, as capacitações pré-evento, realizadas no dia 28 de agosto, contaram com a participação do diretor de Assistência e Previdência da AMRIGS, Dr. João Rogério Bittencourt da Silveira, que ministrou a palestra sobre “Prejuízo Estético”, voltada a médicos do trabalho e profissionais da área de saúde ocupacional, durante o painel “Atualizações de Perícias Médicas”.


Fonte: Ana Carolina Lopes/ASCOM AMRIGS
Fotos: Ana Carolina Lopes/ASCOM AMRIGS
Inscreva-se no formulário ao lado e receba novidades sobre eventos, notícias e muito mais!
Telefone: (51) 3014-2001
E-mail: amrigs@amrigs.org.br
Av. Ipiranga, 5311 - Porto Alegre/RS
CEP: 90610-001
©2025 - AMRIGS - Associação Médica do Rio Grande do Sul. Todos os direitos reservados.