Notícias

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

AESC celebra o Dia do Médico com homenagens e reconhecimento à trajetória profissional

Evento realizado na sede da AMRIGS destacou médicos com 30 anos de atuação no Hospital Mãe de Deus e prestou tributo à ex-presidente da AESC, Irmã Lucia Boniatti

A Associação Educadora São Carlos (AESC) promoveu, na noite de 17 de dezembro de 2025, a celebração do Dia do Médico, em evento realizado na sede da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), em Porto Alegre. A cerimônia reuniu médicos, gestores e lideranças institucionais em um momento de reconhecimento à dedicação de profissionais que, ao longo de décadas, contribuem para a qualidade da assistência em saúde no Estado.

Integram a AESC instituições de referência: os hospitais Mãe de Deus, Santa Ana e Santa Luzia, e os Centros de Atenção Psicossocial AD. Entre elas, o Hospital Mãe de Deus teve sua trajetória recente profundamente impactada pelas enchentes de maio de 2024, que atingiram severamente Porto Alegre e comprometeram de forma significativa sua estrutura e funcionamento. O período exigiu mobilização coletiva, resiliência e atuação integrada de gestores e profissionais de saúde para a manutenção do cuidado à população.

Inicialmente previsto para ocorrer em outubro, o evento de Dia do Médico foi adiado em respeito ao falecimento da Irmã Lucia Boniatti, ex-presidente da AESC, ocorrido naquele mês, aos 82 anos. Durante a celebração, foi prestada uma homenagem especial à Irmã, que dedicou mais de duas décadas de sua vida ao HMD, deixando um legado marcado pela liderança, pelo cuidado e pelo compromisso com a missão institucional.

Um dos momentos centrais da noite foi o reconhecimento aos médicos que completaram 30 anos de atuação no corpo clínico do Hospital Mãe de Deus. Cerca de 15 profissionais receberam a distinção. O presidente da AMRIGS, Dr. Gerson Junqueira Jr., médico cirurgião, foi um dos homenageados. Ao agradecer a homenagem, Dr. Gerson destacou o significado do reconhecimento em sua trajetória profissional.

“Receber esse reconhecimento após 30 anos de atuação é motivo de profunda gratidão. É uma homenagem que não pertence apenas a mim, mas a todos os colegas com quem compartilhei desafios, aprendizados e o propósito de cuidar das pessoas. A Medicina é construída diariamente pelo trabalho coletivo, pela confiança e pela responsabilidade com a vida”, afirmou.

Durante a cerimônia, o diretor executivo do Mãe de Deus, Sandro Junqueira, ressaltou o protagonismo do corpo clínico nos momentos decisivos vividos recentemente pela instituição.

“Reabrimos nossos espaços do subsolo após um período desafiador e fizemos isso com orgulho, entregando ambientes renovados, pensados para quem cuida e para quem é cuidado”, destacou.

Na ocasião, Sandro também anunciou novos avanços estruturais previstos para os próximos anos.

“Em 2026, faremos uma grande entrega: o Espaço Médico, que integra o projeto do subsolo e foi concebido com muito carinho para oferecer suporte técnico e humano aos médicos, em plena integração com o hospital”, afirmou.

O reconhecimento à Medicina como força transformadora foi reforçado pelo diretor executivo corporativo da AESC, João Baptista Feijó.

“Estamos aqui para celebrar uma profissão que transforma o mundo. Cada consulta, cada diagnóstico, cada gesto de cuidado tem o poder de mudar uma vida. É isso que reconhecemos hoje: o compromisso, o conhecimento e a humanidade de cada médico que faz parte da nossa história”, declarou.

Já a diretora-presidente da AESC, Irmã Marileda Baggio, relembrou os períodos críticos enfrentados pela instituição e destacou o papel essencial dos médicos nesses momentos.

“Vocês não apenas testemunharam, mas impulsionaram ativamente o nosso crescimento. Vivemos muitos desafios, inclusive há menos de dois anos, quando vimos médicos se dedicarem intensamente à retirada de pacientes, ao apoio em todos os sentidos e à articulação com outros hospitais para acolherem nossos doentes. Vocês nos orgulham”.

Encerrando a noite em clima de celebração e confraternização, os convidados prestigiaram o show da banda Nenhum de Nós, que levou ao palco do Teatro AMRIGS sucessos marcantes de quase 40 anos de estrada.

Fonte: Ana Carolina Lopes/ASCOM AMRIGS
Fotos: Ana Carolina Lopes/ASCOM AMRIGS

Confira outras notícias