Reunião de trabalho fortaleceu a articulação de ações entre instituições gaúchas
A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) recebeu, na noite desta quarta-feira, 30 de julho, representantes de Sociedades de Especialidades Médicas gaúchas, para reunião que teve como foco a discussão do cenário atual da infecção pelo HIV no Rio Grande do Sul e a mobilização conjunta para enfrentamento da epidemia. A proposta é fomentar o desenvolvimento de ações integradas, potencializando o impacto das iniciativas de combate às infecções.
O presidente da AMRIGS, Dr. Gerson Junqueira Jr., destacou a importância da união entre as especialidades na formulação de estratégias eficazes para prevenção e controle do HIV/Aids. Estiveram presentes o tesoureiro da Sociedade Gaúcha de Infectologia (SGI), Dr. Dimas Kliemann; o presidente da Associação Gaúcha de Medicina de Família e Comunidade (AGMFC), Dr. Arnildo Dutra; a presidente da Associação Gaúcha de Coloproctologia (ColoProcto-RS), Dra. Karine Bonamigo; a diretora de Divulgação da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Rio Grande do Sul (SOGIRGS), Dra. Nadiessa Dorneles Almeida; o 1º secretário da Sociedade Brasileira de Clínica Médica – Regional RS (SBCM-RS), Dr. Márcio Spagnol; e o presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS (SBD-RS), Dr. Juliano Peruzzo; e o diretor de Normas da AMRIGS, Dr. Mauro Sparta.


Durante a ocasião, foram apresentados dados alarmantes que reforçam a urgência de ações articuladas. De acordo com Dr. Dimas, cerca de três em cada mil pessoas estão infectadas com HIV no RS. O Estado gaúcho possui a sexta maior taxa de casos do Brasil, segundo boletim epidemiológico de 2023 do Ministério da Saúde, estando, ainda, acima da média nacional.
Estudos recentes, como o Projeto Atitude, conduzido pelo Hospital Moinhos de Vento, evidenciam que a Região Metropolitana de Porto Alegre apresenta uma prevalência de HIV de 1,64%. Municípios como Canoas, Alvorada e a própria capital estão entre os cinco com os contextos epidemiológicos mais graves do Brasil, tanto em número de novas infecções quanto de óbitos por Aids.
Os profissionais participantes da reunião na AMRIGS reforçaram a importância de promover a prevenção combinada, destacando o uso da camisinha como medida fundamental, mesmo diante dos avanços no tratamento da infecção pelo HIV. Também foram debatidos os desafios relacionados à abordagem do tema com a população, especialmente os tabus em torno da realização do teste rápido e o desconhecimento sobre a profilaxia pré-exposição (PrEP), ferramenta essencial na prevenção da transmissão do vírus.
“Nosso papel é difundir conhecimento para a classe médica e para a comunidade. Precisamos sensibilizar, estimular a prevenção e o diagnóstico precoce, além de desmistificar o uso da PrEP como estratégia de saúde pública”, afirmou Dr. Gerson Junqueira Jr.


Como desdobramento das discussões, a AMRIGS estabeleceu seu apoio institucional ao evento promovido pela Sociedade Gaúcha de Infectologia, que ocorrerá no dia 4 de setembro, às 19h, no Teatro Moacyr Scliar da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). A palestra “IST e PrEP: uma janela de oportunidades” será gratuita, com inscrições disponíveis na Agenda Científica do site da AMRIGS.
A Associação Médica do Rio Grande do Sul segue comprometida com a promoção da saúde, da informação baseada em evidências científicas e com o fortalecimento da atuação médica.
Fonte: Ana Carolina Lopes/ASCOM AMRIGS
Fotos: Ana Carolina Lopes/ASCOM AMRIGS
Inscreva-se no formulário ao lado e receba novidades sobre eventos, notícias e muito mais!
Telefone: (51) 3014-2001
E-mail: amrigs@amrigs.org.br
Av. Ipiranga, 5311 - Porto Alegre/RS
CEP: 90610-001
©2025 - AMRIGS - Associação Médica do Rio Grande do Sul. Todos os direitos reservados.
Uma resposta
mobilizacao necessaria.!!!!Parabens a nossa associacao pela realizacao desse evento.Junto somos mais fortes comessa mocada dirigente das especialidades medicas!!!