Notícias

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Assembleia Legislativa do RS instala Comissão Especial de Apoio às Maternidades e UTIs Neonatais

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul instalou, na tarde desta terça-feira, 28 de outubro, a Comissão Especial de Apoio às Maternidades e Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTIs Neonatais), proposta pelo deputado estadual Dr. Thiago Duarte. O objetivo do grupo é realizar um diagnóstico detalhado das condições estruturais e assistenciais das maternidades e UTIs neonatais do Estado, apontando soluções para melhorar o atendimento a gestantes e recém-nascidos.

O ato contou com a presença da secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann; do presidente da Assembleia, Pepe Vargas; e do presidente da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Rio Grande do Sul (SOGIRGS), Dr. Lucas Schreiner. Representando a Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), participou do evento o diretor de Finanças da entidade, Dr. Breno Acauan Filho, especialista em Ginecologia e Obstetrícia.

O trabalho da Comissão será guiado por três eixos principais: levantamento das condições estruturais e assistenciais das maternidades e UTIs neonatais; valorização dos profissionais de saúde que atuam nesses espaços; prerrogativas de função e diretrizes do “Parto Seguro”, estabelecendo direitos e deveres de gestantes, acompanhantes, médicos, enfermeiros e hospitais.

Segundo o deputado Dr. Thiago Duarte, a Comissão pretende percorrer diferentes regiões do Estado em visitas técnicas, contando com a participação da Secretaria Estadual da Saúde e de entidades representativas da área da saúde.

O presidente da Assembleia, Pepe Vargas, destacou que o grupo terá prazo de 120 dias para concluir os trabalhos e apresentar um relatório com diagnóstico e recomendações, contribuindo para o fortalecimento da assistência materno-infantil no Rio Grande do Sul.

Fonte: ASCOM AMRIGS
Foto: Victor Franciscatto

Confira outras notícias