Notícias

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Assembleia Legislativa do RS presta homenagem aos 130 anos da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo – Scalabrinianas

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul realizou, nesta quarta-feira, 1º de outubro, no Salão Júlio de Castilhos, em Porto Alegre, uma sessão solene em homenagem aos 130 anos da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo – Scalabrinianas. A iniciativa partiu do deputado estadual Joel Wilhelm (PP), que destacou a relevância da congregação na área social, educacional e de saúde, sempre guiada pelo acolhimento e cuidado às pessoas migrantes e em situação de vulnerabilidade.

Durante a cerimônia, a Irmã Marileda Baggio, diretora-presidente da Associação Educadora São Carlos (AESC), e a Irmã Analita Candaten, conselheira provincial, representaram a congregação, ressaltando a importância da missão scalabriniana, presente em diferentes países.

O presidente da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Pepe Vargas, também prestigiou a solenidade. A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) esteve representada pelo presidente, Dr. Gerson Junqueira Jr., que acompanhou a cerimônia em sinal de reconhecimento à significativa contribuição das Irmãs Scalabrinianas para a saúde e a educação, especialmente no Rio Grande do Sul, onde mantêm hospitais, escolas e projetos sociais.

A congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo – Scalabrinianas foi fundada em 1895, na Itália, pelo padre José Marchetti e pela irmã Assunta Marchetti. No Brasil, consolidou-se como referência na promoção da dignidade humana, na assistência social e na atuação junto a migrantes.

Fonte: ASCOM AMRIGS
Fotos: Divulgação AESC

Confira outras notícias