O Comitê Estadual de Saúde do Conselho Nacional de Justiça no Rio Grande do Sul realizou reunião nesta segunda-feira (16/08) com integrantes da Secretaria Estadual de Saúde, sobre o Programa Assistir do Governo estadual. O presidente da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), Dr. Gerson Junqueira Jr., participou do encontro online, representando a entidade.
O Programa Assistir, apresentado na reunião pela secretária da Saúde do RS, Arita Bergamnn, foi criado pelo Governo gaúcho e trata de incentivos hospitalares, em substituição aos repasses de recursos estaduais para hospitais vinculados ao SUS no Estado.
Foram avaliados todos os incentivos, entre eles, o da orçamentação, criado em 2013 para cobrir custos dos hospitais, e sem vinculação ao atendimento da população. De acordo com a diretora do Departamento de Gestão da Atenção Especializada da SES, Lisiane Wasem Fagundes, que explicou ao grupo a mudança no sistema de distribuição de recursos, a orçamentação beneficiava 21 hospitais, menos de 10% dos prestadores de serviços SUS, mas correspondia a quase 50% do valor global alocado pelo Estado em incentivos hospitalares.
Segundo o Tribunal de Justiça do RS, até o momento, no novo programa, 56 hospitais tiveram redução e 162 tiveram acréscimo nos valores recebidos a título de incentivo estadual. O custeio do serviço é federal.
Fonte: ASCOM AMRIGS com informações ASCOM TJRS
Foto: Reprodução de imagem
Inscreva-se no formulário ao lado e receba novidades sobre eventos, notícias e muito mais!
Telefone: (51) 3014-2001
E-mail: amrigs@amrigs.org.br
Av. Ipiranga, 5311 - Porto Alegre/RS
CEP: 90610-001
©2025 - AMRIGS - Associação Médica do Rio Grande do Sul. Todos os direitos reservados.