Notícias

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Congresso Gaúcho de Psiquiatria debate saúde mental e transformações ambientais

O XVII Congresso Gaúcho de Psiquiatria iniciou nesta quinta-feira, 4 de setembro, no Centro de Eventos do BarraShopping Sul, em Porto Alegre, reunindo profissionais de saúde mental de todo o país. O evento, promovido pela Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul (APRS), ocorre até sábado, 6 de setembro, e tem como tema desta edição “Ecopsiquiatria: saúde mental e transformações no ambiente”, destacando a importância de compreender os impactos das mudanças climáticas, da exposição excessiva às telas e da internet sobre o bem-estar psíquico.

O diretor de Exercício Profissional da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), Dr. Ricardo Martins, representou a entidade na mesa de abertura, destacando a relevância da aproximação da AMRIGS com as Sociedades de Especialidades Médicas, e reforçando o compromisso com o fortalecimento do associativismo.

“Em tempos de mudanças rápidas no ambiente e na sociedade, aproximar a AMRIGS das Sociedades Especializadas é essencial para garantir suporte e protagonismo aos médicos. Sabemos que o cenário do associativismo enfrenta dificuldades, mas é justamente nesses momentos que precisamos fortalecer nossos vínculos e discutir temas atuais e impactantes para a saúde mental, como propõe o tema desta edição do congresso”, afirmou.

O evento reúne psiquiatras, médicos residentes, estudantes universitários e diversos profissionais da saúde mental, oferecendo uma programação que inclui palestras, debates e workshops sobre os desafios contemporâneos da Psiquiatria.

Segundo a presidente da APRS, Dra. Ana Cristina Tietzmann, o foco da ecopsiquiatria é compreender como fatores ambientais, sociais e tecnológicos afetam o equilíbrio psíquico, incentivando práticas preventivas e estratégias de cuidado integradas.

Fonte: ASCOM AMRIGS
Fotos: Uilian Vargas

Confira outras notícias