Notícias

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Conselho Deliberativo da AMB discute qualificação médica e demografia em encontro no Rio Grande do Sul

Lideranças médicas de todo o país se reuniram nos dias 29 e 30 de maio, em Gramado, no Rio Grande do Sul, para a reunião do Conselho Deliberativo da Associação Médica Brasileira (AMB). O encontro contou com a presença de representantes das Federadas da AMB, das Sociedades de Especialidades Médicas e também do Conselho Federal de Medicina (CFM).

Federada anfitriã do evento, a Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) foi representada pelo seu presidente, Dr. Gerson Junqueira Jr. Participaram, ainda, pela entidade, a diretora de Integração Social, Dra. Dilma Tessari, e os delegados da AMRIGS junto à AMB, Dr. Juarez Monteiro Molinari, Dra. Mirian Beatriz Gehlen Ferrari e Dr. Rogério Fett Schneider.

(Foto: Ana Carolina Lopes/ASCOM AMRIGS)
(Foto: Ana Carolina Lopes/ASCOM AMRIGS)
(Foto: ASCOM AMB)

Durante a abertura, Dr. Gerson destacou o significado de a conferência acontecer no estado em um momento de reconstrução após as enchentes de 2024, que impactaram fortemente a população e o sistema de saúde gaúcho.

“Ser anfitrião deste encontro, nesta circunstância, nos traz um senso de responsabilidade ainda maior. Mais do que nunca, precisamos trabalhar pela qualificação médica e pela valorização da nossa profissão, como forma de dar respostas eficazes à sociedade”, afirmou.

Um dos temas particularmente abordados pelo presidente da AMRIGS foi a tradicional Prova AMB/AMRIGS de Residência Médica, aplicada há mais de 50 anos e que, desde 2019, conta com a chancela da AMB.

“A Prova AMB/AMRIGS é um compromisso com a excelência. Temos orgulho de sua trajetória e queremos continuar aprimorando esse processo, com a colaboração das Federadas e Sociedades de Especialidades”, avaliou Dr. Gerson.

(Foto: Ana Carolina Lopes/ASCOM AMRIGS)
(Foto: ASCOM AMB)
(Foto: ASCOM AMB)

O futuro do associativismo, a certificação e os critérios para concessão do título de especialista, a demografia médica no Brasil – a partir do estudo desenvolvido pela AMB em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), o PL 2294/2024, que institui o Exame de Proficiência para atuar na profissão, e o futuro da educação na área foram os principais pontos discutidos pela Associação Médica Brasileira ao longo dos dois dias de programação.

O presidente da AMB, Dr. César Fernandes, destacou o papel coletivo na construção de uma Medicina de qualidade.

“A participação de todos é fundamental. Queremos ouvi-los. Não defendemos ideologias e sim a promoção da melhoria contínua e da capacitação dos médicos”, declarou.

A Associação Médica do Rio Grande do Sul considera a reunião do Conselho Deliberativo no estado um momento de integração, aprendizado e união, e uma forma de destacar a atuação das entidades nos principais assuntos que envolvem a Medicina gaúcha e brasileira.

Fonte: Ana Carolina Lopes/ASCOM AMRIGS

Deixe um comentário

Confira outras notícias