Interessados poderão ser convocados pelo Ministério da Saúde para atuar em situações emergenciais, que envolvam, por exemplo, desastres naturais e calamidades públicas
O Ministério da Saúde abriu o cadastro para voluntários que queiram se inscrever na Força Nacional do SUS. Os interessados devem preencher a ficha eletrônica de inscrição (clique aqui). O banco de voluntários será organizado pelo Ministério da Saúde, que poderá acionar os profissionais, conforme cada situação de emergência.
Podem se cadastrar profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) – médicos Intervencionistas, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e condutores de veículos de urgência; profissionais de saúde dos hospitais universitários, dos institutos nacionais e da rede assistencial hospitalar federal, estadual e municipal.
“Essa oportunidade (de participar da Força) é única no sentido de fazer um trabalho, de maneira organizada e estruturada, que vai ajudar as pessoas e comunidades envolvidas em situações adversas de grande porte”, salienta o coordenador de Urgência e Emergência, do Ministério da Saúde, Paulo de Tarso.
A Força Nacional do SUS foi criada em 2011 para agir no atendimento a vítimas de desastres naturais, calamidades públicas ou situações de risco epidemiológico (surtos de leptospirose após enchentes, por exemplo) que exijam uma resposta rápida e coordenada, apoio logístico e equipamentos adequados de saúde.
TREINAMENTO –Os candidatos que integrarem as equipes passarão por atividades de capacitação e processo de educação permanente obedecendo aos critérios definidos ministério.
Saiba mais
Força Nacional atenderá vítimas de desastres
Inscreva-se no formulário ao lado e receba novidades sobre eventos, notícias e muito mais!
Telefone: (51) 3014-2001
E-mail: amrigs@amrigs.org.br
Av. Ipiranga, 5311 - Porto Alegre/RS
CEP: 90610-001
©2025 - AMRIGS - Associação Médica do Rio Grande do Sul. Todos os direitos reservados.
4 respostas
Além de poder ajudar a quem precisa de auxílio e poder acompanhar a recuperação de clientes em situações de dificuldades. A experiência de aprendizado será uma honra que jamais esquecerei
Adoro fazer parte da equipe ajudando quem precisa. trabalhei por 2 meses na.epoca da covid em.chapeco e xaxere foi a experiência unica q vou levar p resto da vida…E gostaria de fazer parte uma.oitta vez!
eu gostaria de fazer parte de resgate todos do SUS sou técnico de enfermagem tem um curso de aph sou socorrista também e brigadista ambiental que bombeiro civil Petrópolis como técnico e socorrista só tem muita vida lá como voluntário pelo grupamento de brigada ambiental com o bombeiro civil e técnico de enfermagem
eu achei muito importante das pessoas poder ajudar o próximo sem olhar aqui tá de parabéns os técnico em enfermagem e os médicos e assistência social