Notícias

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Grupos paralelos ameaçam segurança dos pacientes e AMRIGS alerta para risco de falsos especialistas no Brasil

Entidade reforça manifestação da Associação Médica Brasileira

A expansão de grupos que tentam simular instituições oficiais da Medicina acendeu um alerta nacional entre entidades médicas. A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) endossa a manifestação da Associação Médica Brasileira (AMB) sobre a grave ameaça representada pela atuação da chamada Ordem Médica Brasileira (OMB), que passou a criar sociedades paralelas, divulgar diretrizes sem embasamento técnico e anunciar a intenção de emitir títulos de especialista sem qualquer respaldo legal. O documento emitido pela AMB aponta que são mais de 55 sociedades criadas à margem das normas oficiais, cenário que coloca pacientes em risco e gera confusão no sistema de certificação reconhecido no país.

A atenção se intensificou após a divulgação de diretrizes não recomendadas, como recomendações envolvendo implantes hormonais com testosterona em mulheres, além da criação de entidades com nomes semelhantes às sociedades reconhecidas, o que induz médicos e pacientes ao erro. A AMRIGS destaca que o sistema oficial de certificação — estruturado pela AMB, em conjunto com suas Sociedades de Especialidades e regulamentado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) — é o único mecanismo legítimo e seguro para a concessão de títulos.

A Associação Médica do Rio Grande do Sul seguirá monitorando a situação e atuando de forma alinhada à Associação Médica Brasileira para preservar a integridade da Medicina e a segurança da população, defendendo critérios rigorosos de formação e especialização.

Fonte: ASCOM AMRIGS
Foto: Divulgação AMRIGS

Confira outras notícias