Notícias

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

NOTA PÚBLICA AMRIGS – APOIO À VACINAÇÃO CONTRA COVID-19

A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), maior entidade médica do nosso Estado, reforça seus propósitos de fomento à discussão em torno da ciência médica e da difusão irrestrita do conhecimento médico-científico a toda nossa comunidade.

No ano de seu aniversário de 70 anos, legitimada por representar todo movimento médico associativo gaúcho, buscamos sempre a promoção das melhores práticas médicas.

A AMRIGS entende a importância do momento vivido frente à pandemia mundial da COVID-19 e mantem-se atenta e preocupada com os números em nosso estado: 506.885 casos confirmados e 9.921 óbitos são os dados atualizados.

No dia de ontem, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), aprovou o uso emergencial e temporário de duas vacinas contra o coronavírus. Ambas, após revisão e apresentação dos pareceres técnicos, foram recomendadas à aprovação, pois atendem aos critérios obrigatórios de segurança e eficácia estabelecidos pelo órgão regulador brasileiro.

Com a aprovação da ANVISA, tanto da vacina produzida pelo laboratório chinês Sinovac Biotech, em parceria com o Instituto Butantan, a Coronavac, como da vacina produzida pelo laboratório AztraZeneca/Universidade de Oxford, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz, abre-se o caminho para o tão esperado início da imunização no Brasil.

Cabe agora ao Ministério da Saúde o recebimento das centenas de milhares de doses, de ambas vacinas, e a distribuição imediata e proporcional a todos os estados brasileiros, seguindo o delineamento dos grupos prioritários.

A AMRIGS saúda com otimismo este momento histórico no combate à pandemia do coronavírus e conclama toda a população gaúcha a aderir ao Plano Estadual de Vacinação Contra a COVID-19 do Rio Grande do Sul.

Lembramos que a importância da vacinação não está somente na proteção imunológica individual, mas sobretudo na sua aplicação de forma coletiva e na possibilidade de contenção da propagação da doença.

Ainda, enquanto a imunização não for possível a todos, reiteramos a importância da manutenção dos protocolos protetivos individuais – usar máscaras, lavar as mãos, manter distanciamento social – sabidamente eficazes e imprescindíveis para assegurar menor risco de contágio.

Porto Alegre, 18 de janeiro de 2021.

Dr. Gerson Junqueira Jr.
Presidente
Associação Médica do Rio Grande do Sul

Deixe um comentário

Confira outras notícias