Notícias

20/08/2019 - Cirurgia bariátrica, uma abordagem muito além do peso



Tema está presente na programação do Ciclo de Palestras AMRIGS, dedicado ao Agosto Roxo

A obesidade atinge praticamente um em cada cinco adultos no Brasil e por mais que sejam feitos esforços, o problema está longe de ser solucionado. Segundo dados do Ministério da Saúde, 18,9% da população acima de 18 anos das capitais brasileiras é obesa. O porcentual é 60,2% maior que o obtido na primeira vez que o trabalho foi realizado, em 2006.

Uma abordagem ampla é indispensável quando o assunto é o emagrecimento e o tema se torna ainda mais complexo quando são analisados casos nos quais é necessária a realização de cirurgias bariátricas. O tema integra a programação do Ciclo de Palestras AMRIGS, dedicado ao Agosto Roxo, e será debatido por quatro especialistas na noite de quarta-feira (21/08). A programação inicia às 19h, no Centro de Eventos AMRIGS (Avenida. Ipiranga, 5311 - Porto Alegre/RS). Um dos objetivos é esclarecer aspectos psicológicos que precisam ser observados antes de se pensar na cirurgia como condições psicológicas e psiquiátricas, história de tratamentos prévios, contexto e estrutura familiar, hábitos alimentares e possíveis situações estressoras durante o período próximo à cirurgia. Além disso, os profissionais discorrerão sobre os melhores métodos e procedimentos para o emagrecimento e cuidados necessários nos pós-operatório.

Os palestrantes serão o médico cirurgião do aparelho digestivo, Juliano Chibiaque; o cirurgião do aparelho digestivo e bariátrico, André Bigolin; a mestre em psicologia clínica, Suzana Dias Freire, e a endocrinologista, Jamile Sartori El Ammar.

Mais informações e inscrições podem ser obtidas pelo e-mail capacitacao@amrigs.org.br ou pelo telefone (51) 3014-2033.

Fonte: Ascom AMRIGS

Foto: AMRIGS



Todas Notícias