Notícias

30/07/2021 - Unimed Porto Alegre encerra atividades da estrutura emergencial COVID-19 na AMRIGS



Desmobilização aconteceu devido a redução do número de casos na cidade

A Unimed Porto Alegre encerrou na sexta-feira (30/07), as atividades da estrutura emergencial instalada em março de 2021 no estacionamento da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS). Durante cinco meses, o local recebeu o público que procurava atendimento com sintomas respiratórios iniciais associados a Covid-19 e ofereceu o serviço laboratorial para o exame de detecção do novo coronavírus, o RT-PCR, por biologia molecular. Foram realizados 13.853 exames RT-PCR, 8.349 consultas e 128 remoções.

“Desde março de 2020, a Unimed Porto Alegre estruturou um forte plano de contingência, com foco em oito frentes. Desde então, diversas ações e mobilizações foram realizadas para minimizar os impactos da pandemia. No verão criamos, no litoral, a estrutura emergencial em parceria com a SABA. Este projeto possibilitou trazer estrutura semelhante para Porto Alegre e tivemos o apoio da AMRIGS”, informa o vice-presidente do Conselho de Administração da Unimed Porto Alegre, Alexei Gobbi. E complementa: “montamos uma estrutura robusta emergencial com o objetivo de dar o melhor direcionamentos aos nossos clientes e desafogar as emergências dos principais hospitais. A instalação integrou as diversas ações que a cooperativa vem realizando com relação ao enfrentamento da Covid-19 e reforça o nosso propósito de fazer a diferença no cuidar das pessoas”.

Segundo ele, a unidade será encerrada mas, em caso de novas necessidades, poderá ser retomada. Com funcionamento de 12h, todos os dias da semana, a base instalada na AMRIGS possibilitou direcionar clientes e público em geral, com o objetivo de evitar a superlotação dos hospitais. Para o diretor de Recursos e Serviços Próprios da Unimed Porto Alegre, Plinio Vicente Medaglia Filho, o encerramento dos atendimentos será apenas uma desmobilização.

“A Unimed Porto Alegre permanece em constante monitoramento da pandemia e, em caso de necessidade, retomaremos a estrutura, oferecendo um serviço de orientação e atendimento emergencial ao público, além de servir como apoio aos hospitais de Porto Alegre”, reforça.

“As incertezas e a imprevisibilidade geradas pela Covid-19 são um desafio constante. Sem dúvida, uma das situações mais instigantes é a adequação dos recursos de saúde frente a um cenário de crise. A piora rápida da situação pandêmica em nosso Estado, vivenciada em meados de fevereiro, antevia um iminente colapso no sistema de saúde público-privado. Naquele momento, de forma diligente e responsável, a Unimed Porto Alegre tomou a iniciativa de montar uma Unidade de Atendimento no estacionamento da AMRIGS. Uma ação que possibilitou minorar a demanda de casos nas emergências dos nossos hospitais e se mostrou, ao longo dos meses, bastante resolutiva. A AMRIGS sente-se honrada com a parceria instituída e parabeniza a Unimed Porto Alegre e todos profissionais de saúde envolvidos pelos números alcançados ao longo destes cinco meses”, afirma o presidente da AMRIGS, Gerson Junqueira Jr.

Para atender as demandas de exames geradas na pandemia, a Unimed Porto Alegre adequou unidades e sua área técnica. No setor de Biologia Molecular, em especial, a equipe foi ampliada. Também foram adquiridos diversos equipamentos de extração de DNA e termocicladores e estendido o horário de funcionamento de forma ininterrupta 24h, sete dias por semana.

Em caso de necessidade de atendimento médico, o público pode procurar os prontos atendimentos de Canoas e Guaíba, além do pronto atendimento pediátrico do Shopping Total e rede credenciada. Já para a coleta de exame PCR, a população deve se dirigir ao posto de coleta da Unidade Carlos Gomes (Rua João Caetano, 207, de segunda a sexta, das 7h às 19h, sábado e domingo, das 7h às 13h), Unidades Zona Sul e Canoas, mediante agendamento prévio pelo 2136-4100.

Fonte: Assessoria de Comunicação Unimed
Fotos: Marcelo Matusiak



Todas Notícias