Notícias

11/11/2022 - Emoção em noite de inauguração de exposição de arte na AMRIGS e doação de peças em reconhecimento a profissionais da saúde que atuaram na pandemia



Em uma noite festiva de homenagem e abertura da Mostra de Artistas da Chico Lisboa, o foyer da AMRIGS recebeu mais de 100 pessoas na última quinta-feira reunindo representantes de entidades médicas, autoridades de Porto Alegre e artistas.

"Temos uma grande satisfação em abrir as portas de nossa entidade para a arte e para a cultura", afirmou o presidente da AMRIGS, Dr. Gerson Junqueira Jr.

Durante o evento, as obras elaboradas para o III Festival de Arte Têxtil Fibra de Artista foram doadas para entidades da área da saúde como forma de agradecimento ao trabalho de profissionais durante a pandemia.

Lúcia Gaspari, uma das mentoras do Festival de Arte Têxtil Fibra de Artista, falou sobre o trabalho.

"O Festival de Arte Têxtil Fibra de Artista é um evento que, desde sua concepção em 2017, é movido por acesso e sensibilidade em relação ao outro e à arte. Tem como fio condutor o acolhimento, o amor, a força e a potência do fazer coletivo. Em 2021, diante da angústia que a pandemia nos trouxe, lançamos o convite aos artistas para demonstrarem a gratidão a todos os profissionais que dedicaram suas vidas em prol do outro. São pessoas que tiveram de se afastar de pessoas amadas e enfrentaram o próprio medo. As obras que temos o prazer de doar foram produzidas por 106 artistas do Brasil, Argentina, Estados Unidos, Espanha, Polônia, México e Equador", discursou.

  

O secretário municipal da saúde de Porto Alegre, Mauro Sparta, lembrou esforços que foram feitos para superar um cenário de muita dificuldade e incertezas.

"Nossos cientistas e pesquisadores se reuniram e concentraram esforços para tornar a vacina uma realidade. Em 2021 começamos a aplicação em Porto Alegre, em um grande evento na AMRIGS. Foi isso, sem dúvida, que impediu que tivéssemos um quadro muito mais grave. Ainda assim perdemos muitas pessoas nessa guerra", afirmou.

Em um dos momentos mais emocionantes, a paciente Bárbara Catarina, que sobreviveu a COVID-19 depois de ter sido entubada, e a diretora assistencial do Hospital Universitário da Ulbra, Gláucia Trevisan foram convidadas a prestar depoimentos. Elas não se conheciam. Através da Gláucia, o filho pôde ver a mãe através de vídeo chamadas.

"Sou muito grata e fico emocionada ao lembrar. Sei que as palavras vão embargar. Tive anjos à minha volta. Entrei em coma no dia 4 de dezembro e só pude sair dia 28 de dezembro com muitas sequelas. Só ligavam para minha casa e mandavam rezar", relatou emocionada, Gláucia Catarina.

Uma das pessoas que recebeu a doação, Marinês Martins Lemos, falou da emoção em receber a obra.

"Achei maravilhoso porque é um reconhecimento por todo trabalho que passamos. Apliquei vacinas e passei muitas noites sem dormir", disse.

Mostra de Artistas da Chico Lisboa

A noite marcou a abertura da exposição de trabalhos da Mostra de Artistas da Chico Lisboa. Em seu pronunciamento, a artista plástica Zoravia Bettiol manifestou o orgulho da trajetória da instituição. A coletânea é organizada pela Associação Riograndense de Artes Plásticas Francisco Lisboa que foi fundada em 1938, sendo uma das mais antigas entidades culturais em funcionamento no estado.

"Agradecemos aos artistas que fizeram as obras pensando nessa doação aos profissionais da saúde que colaboraram na época da pandemia. Muitas pessoas foram importantes e somos muito gratos", disse.

 

A atividade integra o calendário das comemorações dos 250 anos de Porto Alegre e contou com a presença do secretário Extraordinário Executivo para os 250 anos de Porto Alegre, Rogério Beidacki.

As obras podem ser conferidas no foyer da AMRIGS, que fica localizado na Avenida Ipiranga, 5311, bairro Partenon, em Porto Alegre. A Mostra de Artistas da Chico Lisboa conta com o apoio da Associação Médica do Rio Grande do Sul, Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre e Unimed Porto Alegre. A visitação é aberta e gratuita ao público até o dia 24 de novembro. O horário de funcionamento é das 9h às 18h, de segunda a sábado.

Fonte: Marcelo Matusiak
Fotos: ASCOM AMRIGS



Todas Notícias