Notícias

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Seminário na AMRIGS debaterá efeitos das redes sociais na saúde mental em adultos

Evento gratuito reunirá especialistas para discutir os impactos do ambiente digital na vida adulta

A forma como nos conectamos, trabalhamos e nos expressamos mudou radicalmente com a presença das redes sociais — e os efeitos dessa transformação na saúde mental serão o foco do seminário “O Impacto das Redes Sociais na Saúde Mental da Vida Adulta”, que acontecerá no dia 10 de junho de 2025, a partir das 13h30min, no auditório da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), em Porto Alegre (Av. Ipiranga, 5311).

A proposta é discutir, com base científica e sob diferentes perspectivas, como o uso constante das redes sociais pode influenciar na saúde emocional dos adultos.

“Vivemos em um tempo de excesso de conexões virtuais e carência de conexões emocionais. Precisamos refletir sobre os limites do uso das redes e suas consequências silenciosas na saúde mental dos adultos”, destaca a vereadora psicóloga Tanise Sabino, presidente da Frente Parlamentar da Promoção à Saúde Mental da Câmara Municipal da capital gaúcha.

A programação contará com palestras de profissionais de diversas áreas. Dra. Carla Hervé Moram Bicca, psiquiatra e vice-presidente da Associação de Psiquiatria do RS (APRS), falará sobre os efeitos das mídias sociais na vida adulta. Na sequência, Fabio Dantas, médico do trabalho e diretor Científico da Sociedade Gaúcha de Medicina do Trabalho (SOGAMT), abordará as relações entre produtividade e exaustão digital. Carolina Lisboa, psicóloga e pesquisadora, tratará da influência das redes na autoestima. Após, Ilana Fermann, psicóloga clínica, discutirá estratégias para o “detox digital”.

Para o presidente da Associação Médica do RS, Dr. Gerson Junqueira Jr., a iniciativa reforça o compromisso da entidade com o impulsionamento de diálogos relevantes.

“O papel da AMRIGS é promover debates atuais e baseados em evidências, sempre com foco na promoção da saúde e do conhecimento. As redes sociais fazem parte da realidade moderna e é fundamental compreendê-las sob a ótica da Medicina e da Psicologia”, afirma.

A inscrição para o seminário é gratuita. Serão emitidos certificados de participação aos presentes. A inscrição pode ser feita aqui.

O evento é promovido pela AMRIGS, em parceria com a Frente Parlamentar de Promoção da Saúde Mental da Câmara Municipal de Porto Alegre, e conta também com o apoio da APRS e da SOGAMT.

Programação:

13h30min – Credenciamento e recepção

14h – Abertura oficial
Com a vereadora e psicóloga Tanise Sabino, presidente da Frente Parlamentar de Promoção à Saúde Mental

14h15min – Como as mídias sociais afetam a vida adulta? São vilãs ou aliadas?
Dra. Carla Hervé Moram Bicca
Psiquiatra, Mestre em Ciências Médicas (UFRGS), especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental. Vice-presidente da APRS e referência nacional em saúde mental e dependência química.

14h45min – Trabalho e redes sociais: produtividade ou exaustão digital?
Dr. Fabio Dantas
Médico do trabalho, Doutor pela UFRGS, professor da UNISINOS e UFRGS, diretor Científico da SOGAMT. Especialista em saúde mental no ambiente corporativo.

15h15min – Perguntas aos dois palestrantes

15h30min – O algoritmo da felicidade: como as redes moldam nossa autoestima e autopercepção
Carolina Lisboa
Psicóloga, doutora em Psicologia do Desenvolvimento (UFRGS), terapeuta cognitiva e pesquisadora. Atua no Instituto Mari Johannpeter.

16h – Detox digital: quando e como desconectar das redes?
Ilana Fermann
Psicóloga, doutora em Psicologia Clínica, com formação no Beck Institute (EUA). Professora, terapeuta e palestrante em temas ligados a ansiedade, redes sociais e comportamento.

16h30min – Perguntas às duas palestrantes

17h – Encerramento

Fonte: Marcelo Matusiak
Fonte: Divulgação

Deixe um comentário

Confira outras notícias