Iniciou nesta sexta-feira (9) a 1ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres. O objetivo do evento é formular diretrizes para políticas públicas nesta área, efetivando os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). A atividade prossegue até domingo (11), no Salão de Atos da UFRGS, em Porto Alegre. Participam delegados eleitos em cerca de 220 municípios gaúchos.
Delegados de cerca de 220 municípios gaúchos participam da Conferência, que segue até domingo (11) – Foto: Divulgação/SES
A partir do tema central, “Saúde das Mulheres: Desafios para a Integralidade com Equidade”, entram na pauta da conferência os eixos “Implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres” e “Diretrizes para Definir a Política Estadual de Atenção Integral à Saúde das Mulheres”. Hoje, ocorrem três painéis para discutir os desafios para a integralidade com equidade, determinantes econômicos, sociais e ambientais que levam ao adoecimento das mulheres, o mundo do trabalho, vulnerabilidades e equidades, o papel do Estado, políticas públicas e participação social.
No sábado (12), os delegados se reúnem em grupos de trabalho para elaborar propostas para o fortalecimento dos programas e ações em saúde das mulheres. No domingo (13), serão votadas as propostas e moções e eleitos os delegados que representarão o Estado na 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres, marcada para o mês de agosto, em Brasília.