Em cerimônia realizada nesta segunda-feira, 24, no Palácio Piratini, foi formalizada a Semana Estadual do Aleitamento Materno, denominada Agosto Dourado, de acordo com o projeto de lei nº 150/2015.
O secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis, também acompanhou a assinatura da sanção do projeto de lei proposto pela deputada Juliana Brizola. A ação será promovida anualmente, na primeira semana do mês de agosto, em acordo com a Semana Mundial do Aleitamento Materno, criada pela Organização Mundial da Saúde e que ocorre entre os dias primeiro e 7 de agosto.
A mobilização já é adotada por mais de 12 países, incluindo o Brasil.Os objetivos são estimular atividades de promoção da amamentação, amparar as mulheres e conscientizá-las de seu papel como mães e nutrizes, sensibilizar os diversos segmentos da sociedade para que compreendam e incentivem as mulheres que amamentam, além de orientar as mulheres que desejam doar leite aos bancos de aleitamento materno.
Em apoio ao projeto, os três poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário – terão os seus prédios iluminados de dourado durante uma semana, a partir desta segunda-feira. “Este símbolo é muito importante para chamar a atenção para a importância da amamentação, que contribui para a saúde da criança e o bem-estar da mãe”, enfatizou o governador José Ivo Sartori. “É pelo gesto natural de amamentar que o bebê fica mais resistente e imune a doenças,” concluiu.