AMIB lança em Porto Alegre documento sobre orientações para doação de órgãos

Notícias

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

AMIB lança em Porto Alegre documento sobre orientações para doação de órgãos

Na próxima quinta-feira (10) a AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira lançará à imprensa de Porto Alegre as “Diretrizes para manutenção de múltiplos órgãos no potencial doador falecido”. Para esclarecer a imprensa sobre o conteúdo do documento e o seu papel nesse processo tão importante, os autores receberão para uma discussão jornalistas em um evento intitulado “O Papel da Mídia no Processo de Doação de Órgãos”, acontecerá na FIERGS, às 10 horas.

O documento é inédito no Brasil traz uma série de recomendações aos médicos intensivistas no processo de doação de órgãos, que se inicia com a identificação do potencial doador com o diagnóstico da morte encefálica, passa pela abordagem da família enlutada e prossegue com a manutenção dos órgãos doados para o transplante.

Esse material será destinado aos profissionais que atuam nas mais de 2.300 UTIs espalhadas em nosso país. A ação faz parte da Campanha Nacional Orgulho de Ser Intensivista 2011 que tem como tema “A Doação de Órgãos Começa na UTI”, que também será lançada em Porto Alegre.

Faz parte da campanha matéria destinado às famílias. Um deles explica a diferença entre morte encefálica e coma e esclarece às famílias enlutadas como o processo de diagnóstico de morte encefálica é realizado, seguindo normas precisas e padronizadas no mundo todo.

No local do encontro, também haverá uma UTI Cenográfica para que os médicos possam explicar os procedimentos. 

 

Confira a Programação do Encontro

Apresentação da Campanha Orgulho de Ser Intensivista – Dr. Fernando Machado (SC)

Abordagem sobre o Papel da Mídia no Processo de Captação e Transplante de Órgãos – Dr. Joel Andrade (SC)

O Papel do Intensivista no Processo de Doação de Órgãos – Dr. Cristiano Franke (RS)

Dados Relevantes sobre a “Diretriz” – Dr. Glauco Westphal (SC)

A Visão da Imprensa sobre o Tema – Patrícia Comunello – assessora de imprensa do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Sul

A discussão será aberta após as apresentações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress