Mobilização no domingo será no Parque da Redenção e seguirá com palestras a respeito do tema
A data de 11 de abril marca o Dia Mundial e Estadual de Conscientização da Doença de Parkinson, criado com o intuito de informar à sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce para a realização de um tratamento responsável. A Associação Médica do Rio Grande do Sul, engajada na causa, participa em parceria com a Associação Parkinson do Rio Grande do Sul (APARS) de uma série de ações.
No domingo (10/04), acontece uma mobilização e uma caminhada para chamar a atenção da população sobre o assunto. A concentração será das 10h às 16h no Monumento ao Expedicionário, em frente ao Colégio Militar, com uma caminhada prevista para o turno da manhã.
Na segunda-feira, (11/04), serão realizadas na AMRIGS, palestras e debates com médicos e profissionais de outras áreas da saúde envolvidos no tratamento. A programação inicia às 14h. Para terça-feira (12/04) está prevista uma oficina sobre higiene bucal para os pacientes na AMRIGS, em local a ser definido.
Segundo a presidente da APARS, Neusa Maria de O. Chardosim, a Doença de Parkinson é uma das doenças neurológicas crônicas mais comuns na população, atingindo mais de 2% das pessoas acima de 60 anos. Foi descoberta há mais de duzentos anos e é a segunda patologia degenerativa, crônica e progressiva do sistema nervoso central mais frequente no mundo, atrás apenas da Doença de Alzheimer.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem aproximadamente 4 milhões de pessoas no mundo com a Doença de Parkinson. No Brasil, a estimativa é de que 200 mil pessoas vivam com a enfermidade. Os sintomas mais comuns são tremores nas extremidades das mãos, lentidão nos movimentos e a diminuição do tamanho das letras ao escrever. Ao sentir os sintomas, procure o médico neurologista para um diagnóstico correto e preciso.
A Associação Parkinson do Rio Grande do Sul presta apoio a pacientes, familiares e cuidadores. Tem como missão realizar ações para garantir a obtenção da melhor assistência para pacientes incluindo atendimento médico, fonoaudiológico, fisioterápico, psicológico e nutricional. O contato pode ser feito através do site https://www.apars.org.br/
Fonte: Marcelo Matusiak
Foto: APARS
Inscreva-se no formulário ao lado e receba novidades sobre eventos, notícias e muito mais!
Telefone: (51) 3014-2001
E-mail: amrigs@amrigs.org.br
Av. Ipiranga, 5311 - Porto Alegre/RS
CEP: 90610-001
©2024 - AMRIGS - Associação Médica do Rio Grande do Sul. Todos os direitos reservados.