A herpes zoster é uma erupção cutânea dolorosa causada por uma infecção viral. A transmissão ocorre através do contato direto com as lesões da pele da pessoa infectada. Em casos mais raros, o vírus Varicela zoster também pode ser transmitido por secreções respiratórias. O agente desta herpes também é responsável pela catapora.
Atualmente, há dois tipos de imunizantes disponíveis no Brasil: Zostavax e Shingrix. Esta última atua na prevenção do herpes zoster e também em suas complicações. Ela é indicada para pessoas com 18 anos ou mais, com risco aumentado para a doença e imunocomprometidos. Recomenda-se também, como rotina, para adultos com 50 anos ou mais.
Na noite desta quarta-feira (03/05), o infectologista Fabiano Ramos palestrou em evento da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) em parceria com a companhia biofarmacêutica GlaxoSmithKline Brazil, a respeito dos aspectos clínicos, tratamentos e vacina contra a herpes zoster. O encontro foi prestigiado por médicos e demais profissionais da saúde, e contou com a presença do presidente da AMRIGS, Dr. Gerson Junqueira Jr. e do diretor de Finanças, Dr. Breno José Acauan Filho, ambos representando a entidade.
Fonte: ASCOM AMRIGS
Fotos: ASCOM AMRIGS
Inscreva-se no formulário ao lado e receba novidades sobre eventos, notícias e muito mais!
Telefone: (51) 3014-2001
E-mail: amrigs@amrigs.org.br
Av. Ipiranga, 5311 - Porto Alegre/RS
CEP: 90610-001
©2024 - AMRIGS - Associação Médica do Rio Grande do Sul. Todos os direitos reservados.