AMRIGS e SARGS: Unidas pelo bem-estar da comunidade e avanço da Medicina no estado

Notícias

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

AMRIGS e SARGS: Unidas pelo bem-estar da comunidade e avanço da Medicina no estado

Para o presidente da SARGS, a parceria com a AMRIGS tem sido fundamental no cumprimento da missão da entidade, oferecendo conexão com as outras Sociedades Médicas do RS e a união como médicos.

       

No espírito de solidariedade e com o propósito de aprimorar a Medicina e cuidar da comunidade, a Sociedade de Anestesiologia do Rio Grande do Sul (SARGS) e a Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) têm estabelecido uma parceria que vem gerando resultados significativos para a sociedade gaúcha. 

Em uma atitude que reflete o compromisso social da SARGS, a instituição realizou uma doação ao Instituto Vida Solidária (IVS), organização que oferece assistência a crianças carentes da comunidade São Pedro, em Porto Alegre, e que tem a AMRIGS como sua mantenedora. Dr. Gustavo Ayala, presidente da SARGS, ressalta que a escolha do IVS para a doação foi baseada no conhecimento prévio do trabalho realizado pela instituição na comunidade. 

“A SARGS já tinha feito doações ao IVS, então já conhecíamos o trabalho do Instituto para a comunidade São Pedro. Entendemos que temos que direcionar os recursos doados pelos nossos sócios para aqueles que realmente precisam, dando prioridade para aqueles mais próximos de nós. O IVS foi a escolha mais oportuna”. 

A doação, realizada no dia 26 de junho deste ano, foi resultado da arrecadação feita entre os associados durante a Abertura das Atividades Científicas de 2023, onde o ingresso solidário permitiu arrecadar R$ 769,50, transformados em alimentos essenciais, como leite, óleo, feijão e arroz, beneficiando diretamente as crianças assistidas pelo IVS. 

Fundado em 09 de abril de 2005 e localizado na Av. Ipiranga – 5109, no bairro Partenon, o Instituto Vida Solidária atende cerca de 40 crianças no turno inverso à escola. O horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. A maior necessidade, no momento, é a doação de recursos financeiros que podem ser feitos via PIX através da chave de acesso CNPJ 07.557.214.0001-02. A instituição também recebe brinquedos, roupas, alimentos e itens de higiene. 

Além do compromisso com a solidariedade, a SARGS tem buscado desempenhar um papel relevante na promoção do bem-estar da população. Dr. Gustavo destaca que a principal responsabilidade social do médico é cuidar do outro.

“Ter a oportunidade de contribuir para diminuir as privações de necessidades básicas do outro é um grande privilégio. A SARGS pretende continuar organizando e promovendo ações de doação aos necessitados estimulando a generosidade entre seus sócios”. 

Além da atuação social, a parceria entre a SARGS e a AMRIGS também tem sido fundamental para o avanço da Medicina no Rio Grande do Sul. A colaboração foi fortalecida com a criação do Centro de Simulação e Treinamento da AMRIGS, inaugurado em novembro do ano passado, onde cursos de simulação em anestesiologia são realizados. O Centro leva o nome do médico anestesiologista Martinho Alexandre Reis Álvares da Silva, ex-presidente da AMRIGS e ex-diretor Científico da SARGS, falecido em maio de 2022. 

       

Antes da criação do CST, as capacitações eram ministradas em locações externas, mas agora o espaço físico disponibilizado permitiu que a SARGS oferecesse cursos como o Suporte Avançado de Vida em Anestesiologia (SAVA) com menor custo e maior comodidade para os associados da Sociedade e da Associação Médica. Esses cursos aprimoram a prática da anestesiologia e garantem um atendimento mais seguro e qualificado aos pacientes, contribuindo para o bem-estar da população como um todo.

A proximidade entre a SARGS e a AMRIGS é enaltecida como essencial para o cumprimento das missões de ambas as instituições, além de possibilitar a realização de projetos em conjunto que ampliam o acesso à educação e treinamento médico no estado. O CST da AMRIGS tem aberto portas para que outras Sociedades de Especialidades Médicas também incluam cursos de simulação em suas grades educacionais e científicas, representando um grande passo para o avanço da medicina no Rio Grande do Sul.

Esta é uma demonstração poderosa de como a colaboração entre instituições pode gerar impactos positivos significativos na sociedade, sendo no apoio ao próximo ou mesmo na promoção do avanço médico através do ensino.

Fonte: Thainá Borelli | ASCOM AMRIGS

Fotos: Divulgação IVS / Marcelo Matusiak 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress