AMRIGS manifesta contrariedade à ampliação de vagas para estrangeiros no Mais Médicos

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

AMRIGS manifesta contrariedade à ampliação de vagas para estrangeiros no Mais Médicos

A entidade apoia posição da Associação Médica Brasileira (AMB) contra o estabelecimento de novas regras que permitem ampliar o número de vagas para profissionais estrangeiros
A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) é contrária à decisão anunciada pelo Ministério da Saúde de que municípios poderão ingressar, ou, ampliar o número de vagas do Programa Mais Médicos. A resolução, aprovada na última quinta-feira (27/04), na reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), em Brasília (DF), prevê que prefeituras poderão realizar contratação de profissionais cubanos, por meio de cooperação direta com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e recursos próprios. A medida poderá ser adotada tanto pelas cidades que já fazem parte do Programa, como para as que ainda não aderiram à iniciativa. 
A AMRIGS também referenda posição contrária à vinda de qualquer médico estrangeiro sem que tenha revalidação do diploma no Brasil, permitido pelo Mais Médicos. Revalidar diploma é obrigatório em qualquer país sério do mundo. A AMRIGS reitera que não é contra que profissionais formados no exterior, aqui se estabeleçam e exerçam suas funções profissionais, desde que realizem o Revalida. A nossa luta, conjunta com a AMB, é para que os médicos brasileiros tenham garantido seu direito prioritário para o preenchimento de vagas no Programa Mais Médicos. 
A AMRIGS possui, juntamente com o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS) e Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (CREMERS), comissão para denúncias de médicos a respeito de irregularidades na remuneração e nos planos de saúde. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress