A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) promove, por intermédio de suas Caravanas, a disseminação do saber e da reflexão sobre a saúde e o bem-estar do indivíduo. Neste sentido, a entidade participou de uma reunião nesta quarta-feira, 7, com o secretário estadual da Saúde do RS, João Gabbardo dos Reis, e representantes da Associação de Psiquiatria do Estado, a qual teve como pauta o debate sobre os números e as estatísticas envolvendo o suicídio no Rio Grande do Sul.
Conforme o secretário, no Brasil, acontecem seis suicídios a cada cem mil habitantes, por ano. No Rio Grande do Sul, atingiu-se o número de dez a cada cem mil habitantes. Ou, seja, quase o dobro do país. Segundo Gabbardo, as regiões com maiores taxas de suicídio são o Vale do Taquari, Vale do Rio Pardo e Vale do Jacuí. Em 2015, o município de André da Rocha contabilizou 162 casos e Almirante Tamandaré, 147.
Para a gerente de Defesa Profissional e organizadora das Caravanas AMRIGS pelo Estado, Maria da Graça Schneider, é preciso disseminar informações sobre vulnerabilidade psicológica, construindo instrumentos de capacitação para os profissionais de saúde que enfrentam a questão do suicídio nos seus ambientes de trabalho.
Estiveram presentes na reunião o secretário estadual da Saúde, Jão Gabbardo dos Reis; os representantes da AMRIGS, Maria Da Graça Schneider e Bernardo Avelino Aguiar; o presidente da Associação de Psiquiatria do Estado, Dr. Flavio Milman Shansis, juntamente com o Dr. Rafael Moreno e a Dra. Ana Cristina Tietzmann , presidente e membro do Comitê de Prevenção do Suicídio da APRS.
Próxima Caravana com o tema:
– Transtorno Bipolar, Suicídio e Depressão – dia 9 de novembro, em Bento Gonçalves, como médico psiquiatra Sérgio Louzada.
Deseja mais informações” Ligue: (51) 3014.2007