Apelo global pelo fim do estigma e da discriminação contra hanseníase será lançado em São Paulo

Notícias

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Apelo global pelo fim do estigma e da discriminação contra hanseníase será lançado em São Paulo

Yohei Sasakawa, Embaixador da Boa Vontade da Organização Mundial da Saúde (OMS) para Eliminação da Hanseníase e chairman da Nippon Foundation, entidade que há mais de 40 anos é referência internacional em campanhas para eliminação da Hanseníase no mundo; José Luís Amaral, presidente da Associação Médica Mundial (WMA); Artur Custódio, coordenador nacional do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan); Florisval Meinão; presidente da Associação Paulista de Medicina (APM); e Florentino de Araújo Cardoso Filho, presidente da  Associação Médica Brasileira (AMB) recebem a imprensa, na próxima segunda-feira, 30 de janeiro, para o lançamento do Apelo Global pelo Fim do Estigma e da Discriminação contra as Pessoas Atingidas pela Hanseníase.

O Apelo Global é uma iniciativa criada pela Nippon Foundation, em 2006, com apoio de vários líderes do mundo, visando promover o aumento da consciência internacional sobre a Hanseníase. Até o momento, foram realizados seis Apelos Globais, com focos específicos: líderes do mundo (2006); representantes das pessoas atingidas pela hanseníase (2007); ONGs ativas em direitos humanos (2008); líderes religiosos (2009); líderes empresariais (2010); e líderes das melhores universidades do mundo (2011). Dentre os brasileiros e entidades nacionais que já endossaram o Apelo Global estão o então Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva; o empresário Roger Agnelli, ex-CEO da Vale; e a Universidade de São Paulo (USP).

Em 2012, o Apelo Global será endossado pela Associação Médica Mundial e seus afiliados em diversos países, visando unir cada vez mais a classe médica na luta pelo fim do preconceito e melhorias da saúde pública.

“Pessoas atingidas pela doença há muito tempo são vistas como ‘amaldiçoadas’ e sofrem discriminação. São rejeitas pela sociedade e abandonadas. Foram forçadas a viverem segregadas e confinadas em áreas distantes, isoladas ou até mesmo em ilhas remotas, por acreditar-se que seja um mal altamente contagioso, o que não é verdade. Cerca de 99% das pessoas têm imunidade natural ou resistência ao bacilo causador da Hanseníase. É uma doença curável, o tratamento é gratuito e, portanto, não há espaço para a discriminação social”, explica Yohei Sasakawa.

Serviço:

Coletiva de Imprensa: Apelo Global pelo Fim do Estigma e da Discriminação contra as Pessoas Atingidas pela Hanseníase
Local: Associação Paulista de Medicina (APM)
Endereço: Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278 – Bela Vista – São Paulo/SP
Data: segunda-feira, 30 de janeiro
Horário: 10h30
 
Sobre a Nippon Foundation
A Nippon Foundation (www.nippon-foundation.or.jp/eng) é uma fundação privada, sem fins lucrativos, criada em 1962 com o propósito de realizar atividades filantrópicas e assistência para ações humanitárias. Seus ideais filantrópicos adotam o desenvolvimento social e a autossuficiência e persegue estes princípios através do trabalho para melhorar a saúde e a educação pública, diminuir a pobreza, eliminar a fome e ajudar as pessoas portadoras de deficiência física.

Na área da saúde pública, a Nippon Foundation está envolvida intimamente, há cerca de 40 anos, em campanhas para eliminar a Hanseníase, trabalhando em estreita cooperação com a Organização Mundial da Saúde (OMS), organizações governamentais e internacionais e as ONGs. Um bom exemplo deste trabalho é o financiamento gratuito da Terapia Multidroga (MDT) no mundo, realizado de 1995 a 1999. A Fundação investiu US$ 50 milhões no projeto. Segundo estatísticas da própria Organização Mundial de Saúde (OMS), 16 milhões de pessoas foram curadas da doença desde a primeira vez que a MDT se tornou disponível, em 1980.

Lançamento Apelo Global 2012

Logo após a coletiva de imprensa, seguida de almoço, as lideranças e convidados ministrarão palestras sobre o tema, conforme abaixo, com lançamento, no final, do Apelo Global 2012:

Programa

13h30 Cadastramento
14h      Abertura      – José Luís Amaral, presidente da Associação Médica Mundial
                              – Alexandre Padilha, ministro da Saúde

                              – Maria do Rosário Nunes, ministra dos Direitos Humanos
                              – Yohei Sasakawa, chairmain da Nippon Foundation, embaixador da Boa Vontade da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a Eliminação da Hanseníase e embaixador da Boa Vontade do Governo japonês para os Direitos Humanos das pessoas atingidas pela Hanseníase
                             – Florisval Meinão, presidente da Associação Paulista de Medicina (APM)
                             – Florentino de Araújo Cardoso Filho, presidente da Associação Médica Brasileira (AMB)
                             – M. Rosel Salomão, presidente da Associação Médica de Moçambique
                             – D. R. Rai, secretário geral da Associação Médica da Índia
                             – Bogdana Victoria Kadnuc, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia
                             – Fernando Oréfice, membro da Comissão Científica do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e especialista internacional em Hanseníase Ocular
                             – Otmar Kloiber, secretário geral da Associação Médica Mundial

17h40 – 17h50    Leitura do documento Apelo Global 2012 (Global Appeal 2012)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress