Associação Médica do Rio Grande do Sul expressa solidariedade à Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica do Piauí

Associação Médica do Rio Grande do Sul expressa solidariedade à Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica do Piauí

Categoria:

Compartilhar:

Associação Médica do Rio Grande do Sul expressa solidariedade à Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica do Piauí

Caso trouxe grande repercussão no meio médico e na sociedade

A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) manifesta profundo pesar e solidariedade à Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica – Regional do Piauí diante da suspensão das atividades eletivas de todos os cirurgiões pediátricos do estado, no setor público e privado, por um período de 7 dias, em apoio ao colega Eduardo Guimarães Melo. A ação ocorre em repúdio à forma como seu nome foi exposto à opinião pública após um resultado desfavorável em um procedimento médico.

Em nota, a Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica – Regional do Piauí salientou que não houve erro médico, negligência, imperícia ou omissão de socorro por parte do Dr. Eduardo Guimarães Melo, do hospital e dos demais médicos presentes durante o atendimento. Trata-se de uma fatalidade, uma complicação que pode ocorrer em qualquer procedimento médico, como descrito em literatura especializada. É fundamental que a justiça, a imprensa e a opinião pública saibam diferenciar entre erro médico, negligência, complicação de um procedimento e resultado insatisfatório de um tratamento médico antes de emitir julgamentos públicos e punições.

Segundo a entidade do Piauí, Dr. Eduardo realizou o procedimento dentro das normas técnicas exigidas, diagnosticou a intercorrência e tomou todas as medidas necessárias. Infelizmente, a criança veio a falecer. É crucial compreender que essa situação está longe de ser um homicídio, com ou sem dolo. O profissional estava preparado para apresentar todas as informações necessárias para sua defesa dentro do processo legal em andamento, respaldado por embasamento técnico e científico, seguindo os preceitos da ciência e da justiça.

É lamentável e trágico constatar que o médico não estava preparado para a difamação e a injusta exposição pública. Dr. Eduardo Guimarães Melo foi encontrado morto na manhã de quinta-feira (29/06) no condomínio em que morava.

As palavras proferidas e publicadas podem destruir vidas, famílias e causar danos irreversíveis à sociedade como um todo. Eduardo, um profissional de excepcional habilidade técnica, responsabilidade e humanismo, realizou mais de 20 mil procedimentos cirúrgicos ao longo de sua carreira. Agora, a sociedade é privada de contar com os serviços desse trabalhador de alto calibre, que contribuiu por mais 25 anos para a medicina. Essa é uma especialidade em que o Brasil têm carência de profissionais, sendo que 70% dos cirurgiões pediátricos do Piauí são ex-alunos de Eduardo, um dos fundadores do programa de residência médica de cirurgia pediátrica da UESPI, reconhecido como exemplo de qualidade.

A Associação Médica do Rio Grande do Sul compartilha da certeza de que Eduardo e a criança que recebeu seu atendimento estejam juntos no céu, livres de sofrimento e injustiças terrenas. Pedimos reflexão aos detentores do poder da informação e da justiça sobre a responsabilidade e a dimensão do que é divulgado. Divulgar de maneira precipitada e injusta pode trazer consequências trágicas, não apenas para indivíduos inocentes e suas famílias, mas também para a sociedade como um todo.

Associação Médica do Rio Grande do Sul

Confira outras notícias

thumb site

DU AMRIGS marca presença na recepção de calouros da Universidade Franciscana em Santa M...

A recepção dos alunos do primeiro semestre de Medicina da Universidade Franciscana (UFN) em Santa Maria, que marcou o início da jornada acadêmica dos novos estudantes, contou com a presença da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) e do seu Departamento Universitário (DU), representado p...
240223_CristineRochol_Formatura_SMS-0326

Cerimônia de formatura dos residentes do Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre cel...

Na última sexta-feira, 23 de fevereiro, a Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) sediou a cerimônia de formatura dos residentes do Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre (HPS-POA). O momento marcou a conclusão de uma importante etapa na jornada acadêmica e profissional na residência ...
Thumb Site

Preciso fazer minha primeira declaração de imposto de renda em 2024. E agora?

Dúvidas sobre como declarar corretamente o Imposto de Renda afligem até mesmo os contribuintes mais experientes. Quem vai fazer a declaração pela primeira vez precisa ter atenção redobrada para evitar os erros que fazem o contribuinte cair na malha fina da Receita Federal. Os estreantes precisam ...
plugins premium WordPress