Atendimento amistoso contribui para redução de processos médicos

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Atendimento amistoso contribui para redução de processos médicos

Tema esteve em debate durante evento na Serra Gaúcha
A judicialização da saúde tem gerado reflexões nos profissionais. Com o objetivo de abordar a responsabilidade civil, penal e ética do médico, a Caravana AMRIGS esteve em Bento Gonçalves na noite de quarta-feira (27/09). O diretor de integração da entidade, Bernardo Aguiar, foi o responsável por ministrar a palestra.
– Atualmente, é inevitável atender o paciente sem pensar na possibilidade de uma demanda judicial. Por isso, lembramos os colegas que, durante a consulta, é possível fazer o acolhimento de tal maneira que conquiste o enfermo, atendendo, é claro, as diretrizes da medicina. Ouvir o relato, descrevê-lo no prontuário e tratá-lo bem são aspectos fundamentais ” destacou Aguiar.
De acordo com o Superior Tribunal de Justiça (STJ), nos últimos dez anos houve um aumento de 1.600% no volume de processos. Porém, 80% deles foram julgados improcedentes. O dado contribui para a discussão sobre as condições de trabalho dos médicos, fato que muitas vezes influencia no atendimento.
Para o médico, que também é o coordenador da Caravana AMRIGS, o evento atende outro objetivo da entidade, que é promover melhorias e ampliar o debate de temas relevantes nas comunidades por onde passa. Interessados em agendar uma edição em seu município podem entrar em contato pelo telefone (51) 3014-2007, com Maria da Graça Schneider.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress