Brasil avança no combate ao tabagismo

Brasil avança no combate ao tabagismo

Categoria:

Compartilhar:

Brasil avança no combate ao tabagismo

Percentual de fumantes caiu de 16,2% para 15,5% em quatro anos. Excesso de peso e abuso de bebidas preocupam

O Ministério da Saúde divulga os resultados da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), feita em parceria com o Núcleo de Pesquisa em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (USP). Ao entrevistar 54 mil adultos, o estudo levantou dados sobre tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas e peso.

Cigarro – Um dado a se comemorar é a diminuição do percentual de fumantes no país. De 2006 a 2009, ele caiu de 16,2% para 15,5%. Essa queda é a confirmação de uma tendência dos últimos vinte anos: em 1989, o índice dos que fumavam era de 33%.

A vitória brasileira contra o cigarro resulta do trabalho de conscientização liderado pelo Ministério da Saúde, aliado a medidas restritivas como a proibição da publicidade de tabaco e inclusão de advertências sobre os malefícios do fumo nas carteiras de cigarro.

Peso – A pesquisa também mostra que o percentual de pessoas com excesso de peso aumentou de 42,7% para 46,6% entre 2006 e 2009. Entre os homens , 51% estão acima do peso, enquanto 42,3% das mulheres sofrem com o problema. Para a coordenadora de Vigilância de Agravos e Doenças Não Transmissíveis do Ministério da Saúde, Deborah Malta, este é um problema mundial. “O hábito de deixar de comer alimentos saudáveis para comer produtos industrializados é um dos principais fatores para o excesso de peso”, ressalta a coordenadora.

A pesquisa verificou também que o percentual dos que sofrem de obesidade cresceu de 11,4% para 13,9% entre 2006 e 2009. O Ministério da saúde combate o problema através de diferentes ações, entre elas a inclusão de nutricionistas nas equipes de Saúde da Família. A orientação sobre a mudança de hábitos alimentares é decisiva para evitar prejuízos à saúde, como hipertensão e problemas cardíacos.

Consumo de bebidas – Sobre o consumo do álcool, a pesquisa revela que entre 2006 e 2009 o número de pessoas que declaram já ter abusado da bebida aumentou de 16,2% para 18,9%. Para o Ministério da Saúde, excesso de bebida é o consumo de cinco ou mais doses na mesma ocasião em um mês, no caso dos homens, ou quatro ou mais doses, no caso das mulheres.

Para combater este mal, o Ministério da Saúde defende medidas como a proibição da propaganda de cervejas e a elevação da carga tributária sobre as bebidas, que iria aumentar seu preço. O governo também aponta o sucesso de medidas como a “lei seca”, que pune severamente quem dirige sob efeito de álcool. O número de mortes no trânsito depois de um ano de validade da lei diminuiu em 6,2%. Foram 2.302 mortes a menos em todo o país.

Confira outras notícias

thumb site

AMRIGS celebra formatura de novos especialistas do Hospital São Lucas da PUCRS

Em um momento repleto de emoções e conquistas, a Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) participou da cerimônia de formatura dos residentes do Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), realizada no Salão de Atos no dia 22 de fevereiro. O pres...
thumb site

Hospital Ernesto Dornelles forma 29 residentes em 12 especialidades médicas

A noite de quarta-feira, dia 21 de fevereiro, foi marcada pela formatura de mais uma turma do Programa de Residência Médica do Hospital Ernesto Dornelles, parceiro da Prova AMB/AMRIGS, aplicada anualmente. A cerimônia, que aconteceu no Clube Sogipa em Porto Alegre, contou com a presença do presid...
WhatsApp Image 2024-02-20 at 11.34.45 AM

Crescimento da Prova AMB/AMRIGS é pauta em reunião com AMB e federadas brasileiras

Na noite do dia 19 de fevereiro, representantes da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), da Associação Médica Brasileira (AMB) e das federadas dos estados do Ceará (CE), Pará (PA), Pernambuco (PE), Rio de Janeiro (RJ), Santa Catarina (SC) e Maranhão (MA) reuniram-se de forma híbrida pa...
plugins premium WordPress