Adesão de instituições ainda é lenta no Brasil e no Rio Grande do Sul
A acreditação é um processo de certificação de qualidade da assistência prestada na área da saúde, mas que ainda precisa ser melhor aproveitado. O conceito afirma que a instituição cumpre determinados padrões, principalmente com relação à saúde do paciente e demonstra uma maturidade gerencial. No Rio Grande do Sul, até o momento, 21 instituições possuem acreditação válida. Além de Porto Alegre, constam na relação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), os municípios de Caxias do Sul, Veranópolis, Bento Gonçalves e Carlos Barbosa.
Com o objetivo de fomentar a adesão das organizações de saúde ao processo, a Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) realizou um curso no sábado (16/09), abordando aspectos alusivos à acreditação.
– O principal benefício é que o processo pode servir como um modelo de gestão para a organização. A utilização do manual de avaliação oferece um método interessante e com resultados bem positivos. Neste caso, por exemplo, é inadmissível a falha, o que aumenta a segurança do paciente – explica o administrador de empresas, especializado em administração hospitalar e marketing, Dilnei Garate. Ele contextualizou os serviços de saúde, explicou como funciona o processo de avaliação e apresentou um histórico mundial e brasileiro.
– Sem considerar os consultórios individualizados, temos cerca de 148 mil organizações de saúde no Brasil, sendo entre elas, 6.700 hospitais. Destes, não temos 600 instituições acreditadas. É um índice muito baixo para o universo de serviços que temos. É claro que a adesão vem numa crescente, mas ainda não é como se esperava, talvez a questão de valores seja um entrave ” expõe o administrador.
O processo de avaliação inicia pela busca por uma das instituições acreditadoras. Garate informa que é possível realizar uma capacitação para preparar as pessoas para o processo e fornecer um diagnóstico organizacional. A avaliação propriamente dita, depende do tamanho da organização e da definição de uma equipe para verificação local dos requisitos.
Mais informações pelo portal da ONA: ona.org.br.