Crianças aprendem a combater o mosquito da dengue e a gripe H1N1 em aula prática

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Crianças aprendem a combater o mosquito da dengue e a gripe H1N1 em aula prática

Fazenda Quinta da Estância oferece programa de Formação de agentes mirins de Prevenção ao Mosquito Aedes aegypti e a Gripe H1N1 
O projeto criado pela Fazenda Quinta da Estância tem como objetivo estimular crianças a serem agentes de combate ao Aedes aegypti e a gripe H1N1. Através de diversas atividades vivenciais, os alunos aprendem a identificar diferentes patologias, formas de prevenção, controle de focos e alternativas de controles biológicos, dentre outras atividades. Os participantes irão conhecer as espécies de plantas que possuem uma ação natural de repelir insetos em especial mosquitos, visitação aos jardins repelentes e, ao final da visita, o grupo levará um mini canteiro com mudas de plantas repelentes para criar ambientes de prevenção nas suas escolas.
“Queremos que estas crianças sejam multiplicadoras do conhecimento e espalhem para amigos e familiares, aumentando esta rede de prevenção. Por isso acreditamos que vivenciar isto é a melhor maneira de fixar o conhecimento”, explica o diretor da Fazenda, Rafael Goelzer. Ele destaca ainda que os participantes aprenderão a confeccionar com materiais recicláveis uma armadilha para capturar mosquitos, que poderá ser reproduzida em suas casas e salas de aula, porém objetivo principal será combater os ambientes que são foco de reprodução do mosquito.
Aprender mais sobre os hábitos do mosquito também faz parte do programa, assim como a visitação a áreas de demonstração de como se livrar dos focos: caixas d”água, fontes, potes de água de plantas, piscinas, açudes, calhas, lajes. Etc.
Para aprender sobre a gripe H1N1, os alunos participarão do Jogo Trilha da Saúde, onde eles serão as peças e devem responder questões relacionadas a origem da doença, como atua este vírus em nosso organismo, quais os principais sintomas e principalmente como podemos prevenir o contágio em nossas escolas, casas e bairros. As crianças também poderão conhecer os alimentos que auxiliam na saúde do corpo através de diversas dinâmicas e atividades.
Ao final cada aluno receberá um Certificado de Agente Mirim de Prevenção ao Aedes, onde também terão um guia de orientações de combate ao mosquito para compartilhar com seus pais e amigos em suas casas, ampliando as áreas de prevenção. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress