A maior parte do nosso organismo é constituído por água. Ela é vital para o bom funcionamento dos nossos órgãos e metabolismo. No entanto, se a água que consumimos não for de boa qualidade, ela pode transmitir diversas doenças.
Por isso, o Ministério da Saúde é o órgão responsável por definir o padrão de potabilidade da água para consumo humano, que é aquela destinada à ingestão, preparação e produção de alimentos e à higiene pessoal e, portanto, deve ser fornecida à população com qualidade e quantidade suficiente, para que não ofereça riscos à saúde.
As equipes de vigilância da qualidade da água para consumo humano das Secretarias de Saúde dos Estados e Municípios trabalham monitorando a qualidade da água para consumo humano e orientando a população nos cuidados com a água.
Assim, mesmo quando a água chega tratada em casa pela rede de distribuição e sai pela torneira, recomendamos a você que filtre a água antes de beber. Preferencialmente, deve ser utilizado filtro de barro.
Caso a água que você utiliza para consumo humano não receba tratamento prévio, é necessário o tratamento da água no domicílio, das seguintes formas:
Filtrar e adicionar 2 gotas de solução de hipoclorito de sódio a 2,5% em 1 litro de água (misture e espere 30 minutos para consumir);
Filtrar e ferver a água por 5 minutos (espere esfriar para consumir).
O recipiente que será utilizado para o tratamento e armazenamento da água no domicílio deve estar limpo e ser de uso exclusivo para este fim.
O tratamento da água auxilia na prevenção de doenças, como diarreia, hepatite A, cólera, febre tifóide, entre outras.