Neste sábado, 16, Dia D de Multivacinação, a Secretaria Municipal de Saúde registrou, até as 16 horas, mais de 3 mil doses aplicadas nos pontos de atendimento. A maior procura foi pela vacina contra o HPV, com 751 doses aplicadas. O Dia D contou com 71 Unidades de Saúde prestando atendimento durante o dia, em todas as regiões da cidade. Os números finais serão divulgados nesta segunda-feira, 18.
Todas as unidades de saúde da Capital utilizaram acesso on-line ao registro de vacinas, individualizado os pacientes. Esta foi a primeira campanha em que a Capital utilizou a ferramenta do Ministério da Saúde.
Para o secretário municipal de Saúde, Erno Harzheim, a campanha é importante para revisar e completar o calendário de vacinação. “Com o sistema informatizado, os país poderão acompanhar a situação vacinal de seus filhos, por aplicativo”, declara.
A campanha de vacinação terá prosseguimento em todo o país até 22 de setembro.
– Vacina Pentavalente (DTP+HIB+HB): 54 doses;
– Dupla Adulto (difteria e tétano): 143 doses;
– Febre amarela: 540 doses;
– Hepatite A: 79 doses;
– Hepatite B: 13 doses;
– HPV: 751 doses;
– Meningo C: 415 doses;
– Pneumo 10: 83 doses;
– Polio Inativada: 51 doses:
– Polio oral: 324 doses;
– Tetra viral (sarampo, rubéola, caxumba e varicela): 64 doses;
– Tríplice bacteriana (difteria, tétano e coqueluche): 378 doses;
– Tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba): 138 doses;
– Rotavírus: 42 doses;
– Varicela: 4 doses.
Total: 3.079 doses aplicadas
Objetivos – A intenção da campanha de multivacinação é resgatar não vacinados ou completar esquemas de vacinação, visando a atualizar a caderneta das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias), de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação. Estão disponibilizadas 14 vacinas para as crianças: BCG, Hepatite B, Pentavalente, VIP, VOPb, Rotavírus humano, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C conjugada, Febre amarela, Tríplice viral, Tetra viral (ou tríplice viral + varicela) DTP, Hepatite A, Varicela (para os indígenas). E seis vacinas para os adolescentes: hepatite B, febre amarela, tríplice viral, dT, meningocócica C conjugada e HPV. Além das seis do calendário, adolescentes grávidas terão à disposição dTpa e, indígenas adolescentes, vacina contra varicela.